Impulsionando o protagonismo feminino, Prefeitura de Guarapuava realiza o lançamento da 3ª edição do LIDERELA

Na noite desta quarta-feira (13), a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), realizou o lançamento da 3ª edição do Programa Acelerador de Lideranças Femininas (LIDERELA) em uma cerimônia no Teatro Municipal Marina Karam Primak.

Executado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o projeto tem o objetivo de acelerar e facilitar o processo para as mulheres chegarem aos postos de liderança, seja no setor público ou privado.

Ressaltando a importância do Programa para o Município, a secretária da SPPM, Priscila Schran, enfatizou a participação feminina nos locais de liderança. Priscila relembrou que a Prefeitura de Guarapuava já deu um grande passo na luta pela equidade de gênero, com o secretariado municipal composto por cinquenta por cento de mulheres e cinquenta por cento de homens, sendo referência para outros municípios do Estado.

“É uma satisfação gigantesca ver cada uma aqui com interesse em ser líder. Isso é extraordinário, isso é transformador para a nossa sociedade. A nossa intenção com o Programa é que tenhamos mais e mais mulheres em todos os setores. Formamos vinte mulheres e cada uma delas formará mais vinte, totalizando quatrocentas líderes em nosso Município. Por isso o nome ‘Acelerador de Lideranças Femininas’, porque ele acelera esse processo e daqui a um tempo nós veremos cada vez mais e mais mulheres nestes postos de liderança, assim como é em nossa Prefeitura”, salientou a secretária.

Representando o prefeito Celso Góes, a secretária executiva Doraci Senger Luy, falou sobre os desafios que as mulheres enfrentam para ocupar cargos de liderança e como projetos, como o LIDERELA, encorajam esta participação.

“Para a mulher, não é fácil estar em um local de liderança. Quando nós somos líderes, somos desafiadas diariamente. Há muito medo e decisões difíceis a serem tomadas. Muitas vezes teremos que falar palavras difíceis e tomar decisões que não agradam a todos, mas isso faz parte. E nós mulheres temos a capacidade de gerenciar, temos inteligência emocional e precisamos ocupar estes cargos. Estou contagiada por toda essa experiência e quero participar da próxima turma”, ressaltou Doraci.

As duas turmas anteriores formaram trinta e nove líderes para exercer o protagonismo em suas respectivas áreas de atuação. Hoje, por meio de projetos criados por elas mesmas, estão ajudando mais de 200 mulheres a protagonizar as suas carreiras. A cantora Anelize Barbosa, aluna da primeira turma do LIDERELA e líder da banda Spicy Cherry, realizou uma apresentação cultural aos presentes na noite desta quarta-feira e expressou seu sentimento de agradecimento ao projeto, pelas experiências vivenciadas durante e após a sua participação.

“Estou muito feliz de estar aqui hoje. Tudo que eu aprendi nesse projeto, me transformou demais. Não é à toa que eu estou em todos os lugares cantando e espalhando a minha mensagem para as mulheres da minha forma. É assim que todas podem transformar o seu ambiente, as pessoas ao seu redor e levantar outras mulheres também”, exprimiu Anelize.

Secretária da SPPM, Priscila Schran (Foto: Secom)

A noite foi repleta de troca de experiências, iniciada pela palestra “Mulheres que Brilham: Liderança e Protagonismo”, ministrada por Rosi Neto, especialista em gestão de pessoas e liderança, com experiência na área há mais de 15 anos.

Representando o Sebrae, instituição parceira da Prefeitura no Programa Acelerador de Lideranças Femininas, a consultora de negócios, Fabíola Christine Martins da Silva, destacou a importância da parceria.

“Para nós do Sebrae, é uma honra fazer parte desse trabalho desde o primeiro LIDERELA. Nós idealizamos, sonhamos e ajustamos este projeto juntas. E ver os frutos disso, a cada ano, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. O SEBRAE tem como princípio preparar o empreendedor para gerir o seu negócio por meio de diferentes atividades, dentre elas, o ambiente está inserido. E quando a gente prepara as lideranças desse ambiente, fica mais fácil trabalhar e atingir aquilo que a gente gostaria”, disse Fabíola.

Rosiane Silva, de 43 anos, que participa do Movimento de Mulheres da Primavera, contou estar com uma grande expectativa de ser selecionada para a terceira turma do Programa.

“Eu amei a palestra com a Rosi, ela é maravilhosa e estou bem otimista para iniciar o curso do LIDERELA para que possamos ter mais lideranças nos cargos públicos da nossa cidade”, comentou Rosiane.

Além das integrantes das primeiras turmas do LIDERELA, estiveram presentes na cerimônia vereadores, secretárias municipais e membros do setor público e privado.

INSCRIÇÕES

As inscrições para a seleção da turma da 3ª edição do LIDERELA já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 29 de março pelo link disponível AQUI.

O público-alvo do Programa são mulheres que já exercem a função de direção, gerência, presidência, coordenação ou que sejam líderes empresariais e empreendedoras sociais nas áreas comunitária, política, empresarial, sindical, movimento de mulheres, indústria, agro, cultura, construção civil, cultura, esporte, poder público, tecnologia, terceiro setor, acadêmica, entre outras.

O início das aulas está marcado para o dia 9 de abril de 2024, das 8h às 17h. Ao todo são quinze encontros realizados de forma quinzenal.

A SPPM relembra que a inscrição não significa a participação no Programa LIDERELA. A candidata será submetida à avaliação do Sebrae que fará a seleção das alunas.

Mais informações podem ser encontradas no formulário de inscrição ou pelos números da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (42) 3142-1150 e (42) 98402-6987.