Governador diz que duplicação da BR 277 em Guarapuava salva vidas

“Uma obra histórica que está salvando vidas”, resumiu o governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior durante sua passagem por Guarapuava na tarde desta quinta-feira (25). Ele se referia à duplicação de trecho da BR 277 que passa pela Capital da Cevada e do Malte.

O governador inaugurou a obra que já está pronta e em atividade. O local recebeu investimento de R$ 123,5 milhões do Governo do Estado.

Foram feitas duas novas pistas em cada sentido, entre os km 345 e km 349, no perímetro urbano da cidade, além de novas vias marginais, duplicação do viaduto da Avenida Manoel Ribas, três novas trincheiras, três pontes, duas passarelas e 12,2 km de nova iluminação viária.

A cerimônia de inauguração da placa de duplicação ocorreu no acesso à Vila Carli. Aliás, um local com histórico de acidentes e mortes quando era pista simples e sem o viaduto. Inclusive, agora se chama viaduto Artagão de Mattos Leão, em homenagem ao ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) que faleceu em 2023, aos 75 anos de idade. O projeto de nomeação é do deputado estadual e 1º secretário da Assembleia Legislativa Alexandre Curi (PSD).

Durante sua fala, Ratinho Junior citou um dado fornecido pelo prefeito de Guarapuava Celso Góes: morria pelo menos três pessoas por semana na BR 277 antes dessa intervenção urbanística. Deste modo, com a duplicação, resolve-se um problema histórico de acidentes de trânsito e o gargalo logístico, conforme o governador.

Nesse sentido, Carlos Massa avalia que o Centro do Paraná sofreu com um abandono histórico. “Mas a região Central, que pega Pitanga, Laranjal, vai subindo para Turvo, são regiões que ficaram por muito tempo carentes, sem grandes investimentos de infraestrutura, da parte urbanística”, resultando em desempenho menor na comparação com outras cidades do Estado.

Assim, ele afirma que seu governo veio para corrigir esse cenário, estabelecendo parceria com prefeitos e deputados. Para reforçar, ele diz que se você investe um dólar em duplicação de rodovia, traz 50 dólares em investimentos privados. Ratinho Junior aproveitou para enaltecer a figura do empresário Odacir Antonelli, que é uma das cabeças por trás do bairro planejado Cidade dos Lagos.

BR 277 está duplicada em trecho urbano que passa em Guarapuava (Foto: Cristiano Martinez)

IMPACTO
Em conversa com o CORREIO, o prefeito Celso Góes avalia que a duplicação da BR 277, nesse trecho de Guarapuava, gerou um “impacto gigantesco”.

“Mudou totalmente a conjuntura do progresso da infraestrutura de Guarapuava”, recordando que muitas vidas foram ceifadas no antigo trevo da Vila Carli, na entrada da PR 170 e na trincheira do aeroporto que vai para o Jardim das Américas. “Houve muito mais segurança. Estamos dando condições para as pessoas passarem por aqui e, coincidentemente, com o aumento gigantesco de automóveis na 277”, favorecido pela nova obra, reforçando a importância do entroncamento rodoviário de Guarapuava.

GUARAPUAVA/PITANGA
No mesmo evento, o governador também anunciou a abertura da licitação da duplicação entre Guarapuava e o distrito de Palmeirinha, na PRC 466, que deve ser feita em concreto, num total de 11,52 quilômetros.

O investimento neste trecho por parte do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (Seil), está estimado em R$ 120,45 milhões. A obra é uma das prioridades da gestão, apresentada no pacote de grandes projetos para os próximos anos. A licitação deve acontecer em maio.

É o primeiro trecho do projeto de duplicação em concreto que vai até Pitanga, em um total de 71 quilômetros.

Ratinho Junior destacou que o Paraná é o estado brasileiro com mais rodovias em concreto. Trata-se de um tipo de infraestrutura presente nos Estados Unidos, Alemanhas e alguns países da Europa.

Para o prefeito de Guarapuava, é mais uma obra importante em trecho que, antigamente, era conhecido como “linha da fome”, pois tinha um dos menores IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] registrado a partir da Palmeirinha até as cidades do Norte do Paraná.

Góes destaca que a duplicação até Pitanga em rodovia com tecnologia moderna, vai melhorar para o agronegócio, a agricultura familiar, vai levar o progresso para a região em que Guarapuava é cidade-polo.

Uma das cidades beneficiadas é Pitanga. “É uma obra significativa, difícil mensurar a transformação que a gente espera pra frente. Tanto em segurança para a população quanto desenvolvimento econômico”, diz o prefeito Dr. Maicol Callegari Barbosa em conversa com a reportagem. Ele aproveitou para agradecer ao trabalho do deputado Alexandre Curi e ao secretário de Infraestrutura e Logística Sandro Alex.

Dr. Maicol recorda que eles e mais o governador do Paraná foram solícitos em alterar o projeto de terceira faixa para duplicação, vendo a necessidade de desenvolvimento da região de Pitanga.

Além dessa obra, hoje estão em execução as marginais daquela cidade. Segundo o prefeito, progresso de 50% com previsão de entrega daqui quatro meses, estando pronta para a chegada da nova configuração da 466.

PONTO CRÍTICO
“Este era um dos três pontos mais críticos do Paraná. Por conta de acidentes, vítimas fatais, difícil trânsito da rodovia”, destacou o secretário de Infraestrutura e Logística Sandro Alex, durante a cerimônia na tarde desta quinta-feira, em relação ao trecho da BR 277 em Guarapuava.

Mas, segundo ele, depois dessa obra de duplicação não houve mais fatalidades nesse local. “Este viaduto chamado Artagão de Mattos Leão é o viaduto da vida, das grandes obras, da população de Guarapuava.

O secretário aproveitou para comentar sobre a duplicação que seguirá até Turvo, numa primeira etapa, em trecho de 11 km; em seguida, mais 25 km. “E depois vamos a Pitanga, e vamos chegar em Campo Mourão”.