Energisa orienta sobre cuidados necessários ao usar aquecedores elétricos nos dias de inverno

Bastante utilizados para amenizar o frio, equipamentos precisam de limpeza, manutenção e não devem dividir a tomada com outros eletrodomésticos

As baixas temperaturas de inverno que fazem do Sul a região mais fria do país são um convite irrecusável para ligar o aquecedor e deixar o ambiente mais agradável. Porém, alguns cuidados são imprescindíveis para que a sensação de conforto não dê lugar a uma tragédia decorrente de quedas de energia, choques elétricos ou até incêndio provocado por superaquecimento da fiação.

A coordenadora de Saúde e Segurança da Energisa Sul-Sudeste, Juliana Volpi Favaretto, explica que o uso de aquecedores elétricos, bem como de calefatores, lençóis térmicos e lareiras em ambientes internos, requer bastante atenção, principalmente quanto às condições dos equipamentos e das instalações elétricas do imóvel.

“O conforto não pode sobrepor a segurança, mesmo nos dias mais gelados. É importante que as pessoas compreendam que os cuidados preventivos evitam situações que colocam em risco a vida daqueles que amamos, seja em casa, no trabalho ou qualquer outro lugar que precisa ser aquecido neste inverno”, destaca Juliana.

Por conta disso, a primeira dica da coordenadora de segurança é sobre a necessidade de um profissional avaliar a capacidade da rede elétrica do imóvel em relação à demanda dos equipamentos em uso, para que não ocorram quedas de energia. Também é preciso fazer a limpeza e manutenção do aparelho, antes mesmo de utilizá-lo. “Além disso, verifique as condições da tomada em que o aquecedor será ligado e jamais coloque outros aparelhos na mesma tomada ou extensões, pois isso pode resultar em sobrecarga, danificando o equipamento e as instalações elétricas do local”, alerta.

CIRCUITO
Ainda para evitar as quedas de energia, Juliana enfatiza que os aquecedores elétricos não devem estar conectados no mesmo circuito de outros aparelhos de grande potência, como secadoras e máquinas de lavar roupas.

“Vale lembrar que algumas pessoas costumam usar os aquecedores elétricos para esquentar o banheiro antes do banho. Porém, esses eletrodomésticos não devem ficar próximos a locais com água, já que podem cair, ocasionando um curto circuito e até iniciar um incêndio. Todo cuidado é pouco quando o assunto é eletricidade”, reforça.

Por fim, para enfrentar as temperaturas de inverno com segurança e sem sustos na conta ao final do mês, é importante adotar algumas medidas para o uso eficiente dos equipamentos térmicos e, consequentemente, da energia elétrica: desligue o aquecedor quando não houver pessoas no ambiente; evite correntes de ar no ambiente, deixando aberturas apenas para uma circulação saudável do ar; e tome banhos mais curtos, pois o uso prolongado do chuveiro elétrico também potencializa o consumo de energia.