Há cerca de 200 anos iniciou um modelo de negócio que prezava pela união e colaboração de pessoas com interesses em comum. Fundado em 1844, por meio da iniciativa de 28 pessoas, entre operários e tecelões, surgiu a 1ª Cooperativa do mundo, na cidade Rochdale, Inglaterra, batizada como Sociedade Equitativa dos Pioneiros de Rochdale.
Desde então, o cooperativismo se propagou pelo mundo e alinha-se às práticas sustentáveis na essência. O modelo de negócio passa por 7 princípios do Cooperativismo, que desde a primeira cooperativa, se faz presente na pauta das ações diárias das cooperativas: adesão livre e voluntária, seguido por gestão democrática, participação econômica, autonomia e independência, educação, formação e informação, intercooperação, e, por último o interesse pela comunidade.
Fabio Peterlini, Presidente da Cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR/SP, enfatiza que “o cooperativismo movimenta a economia local, gera emprego, fortalece a comunidade e promove um desenvolvimento sustentável das regiões onde estamos inseridos, sempre por meio da união das pessoas. Além de promover um mundo mais justo, sustentável e humano, pois todos participam das decisões e compartilham os resultados”.
O Diretor Executivo, Valmir Dzivielevski, complementa sobre os diferenciais e impactos do cooperativismo: “uma pesquisa da FIPE de 1994 a 2017, encomendada pelo Sicredi e realizada em todos os municípios brasileiros, comprovou que a cada R$ 1 concedido em crédito gera 2,45 de PIB local. Neste caso, ficou em evidência que os municípios que possuem uma cooperativa de crédito, são mais desenvolvidos comparado aos que não possuem”.
Outro estudo que comprova os benefícios do Cooperativismo na vida das pessoas, é o que chamamos de BES (Benefício Econômico Sicredi – indicador calculado de acordo com base em metodologia do Banco Central do Brasil), em que mostra o que os Associados Sicredi economizaram movimentando na sua Cooperativa, comparando com uma pessoa que movimentou suas finanças em um banco. A economia chega mais de R$ 25 Bilhões de Reais, dados de 2023 para 2024, aumento de cerca de 10% com o período anterior.
Neste contexto, entendendo o impacto que o cooperativismo exerce, o ano de 2025 foi chancelado pela ONU (Organização das Nações Unidas), pela segunda vez, como o Ano Internacional das Cooperativas, com o tema: “Cooperativas constroem um mundo melhor”.
O primeiro marco foi em 2012, quando a ONU destacou as Cooperativas como instrumento de desenvolvimento econômico e social das localidades onde estão inseridas.
Este reconhecimento reforça a relevância do cooperativismo em nível mundial, para construção de um futuro mais sustentável, inclusivo e colaborativo. Além disso, em 2025 celebramos diversas datas importantes. A primeira delas é neste sábado, 05 de julho: o Dia Internacional do Cooperativismo, instituído pela própria ONU, no ano de 1992.
Já o dia 30 de agosto será marcado pelo Dia de Cooperar (Dia C), no qual nos unimos em prol de algum movimento 100% voluntário.
O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 122 anos de história, convida você para experimentar uma vida financeira alternativa. Aqui você encontra soluções financeiras para pessoa física, pessoa jurídica e para o agronegócio. Além de contar com taxas justas e um atendimento próximo e humano.