Com pesquisa, Sebrae/PR e NTI querem impulsionar a inovação em Guarapuava

Dados vão nortear a tomada de decisões como produtos e serviços que podem ser ofertados localmente, investimentos, políticas públicas, entre outros

Empresários do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), de Guarapuava, no centro do Paraná, podem participar da Pesquisa TIC [https://form.typeform.com/to/ZHB695C4], uma iniciativa do Sebrae/PR e do Núcleo de Tecnologia e Inovação de Guarapuava (NTI), com o objetivo de impulsionar o setor na cidade. A coleta de dados encerra no dia 26 de janeiro de 2024 e a estimativa é que o resultado seja apresentado em fevereiro.

Conforme a consultora do Sebrae/PR, Maísa Silvestrin, a ideia é criar histórico sobre o setor, analisar a evolução e prover dados para a tomada de decisão. Com isso, será possível saber qual a tecnologia mais usada pelos empresários locais, as áreas que estão recebendo mais investimentos, a inovação que está sendo desenvolvida e como é feita a captação de mão de obra, entre outros temas.
“São informações importantes para nortear as ações do Sebrae/PR, no sentido de identificar quais produtos e/ou serviços podem ser oferecidos localmente, como também do Núcleo de Tecnologia e Inovação de Guarapuava, dos empresários e da gestão municipal, que pode planejar investimentos no setor e criar políticas públicas”, explica a consultora.

No município, a pesquisa foi aplicada em 2017 e em 2019, mas foi interrompida em 2021 por conta da pandemia de Covid-19. Os empresários que responderem ao questionário, que leva em torno de sete minutos para ser preenchido, concorrerão a um diagnóstico de inovação, que é uma ferramenta que passa por etapas de autoavaliação, respostas de colaboradores e análise do comitê especialista, com o objetivo de identificar o momento de inovação que a empresa vive e ajudar a indicar os caminhos a serem seguidos para implementar, evoluir ou manter os processos inovadores dentro de cada negócio.