Black Friday promete aquecer o comércio paranaense neste mês

Segundo pesquisa da Fecomércio PR e Sebrae/PR, 40,5% dos entrevistados veem vantagem e pretendem comprar na Black Friday. O percentual está bem acima do ano passado, quando apenas 26,7% pretendiam realizar compras durante a data. Em Guarapuava, conforme a DataCenso, maioria planeja gastar mais do que no ano passado

Em novembro, a Black Friday deve aquecer o mercado no Paraná, superando o mesmo período de 2022. Muitos lojistas já se adiantaram com promoções ao estilo “black november” e “black week”. Mas a data mesmo é no próximo dia 24, que é a última sexta-feira deste mês.

Segundo pesquisa da Fecomércio PR e Sebrae/PR, 40,5% dos entrevistados veem vantagem e pretendem comprar na Black Friday. O percentual está bem acima do ano passado, quando apenas 26,7% pretendiam realizar compras durante a data.

De acordo com a sondagem, 64,9% dos paranaenses estão aguardando a Black Friday para fazer suas compras, seja para trocar o celular ou adquirir um pacote de viagens. Em 2022, apenas 41,4% dos entrevistados estavam esperando a data para realizar suas compras.

Os mais jovens, entre 18 e 24 anos, são os que mais pretendem comprar na Black Friday, com 30,9%. Na sequência ficam os consumidores na faixa etária dos 35 a 49 anos, com 28,2%. Na segmentação por gênero, não há grande diferença entre homens e mulheres: 50,3% das entrevistadas veem vantagens da data, ante 49,7% entre o perfil masculino. Em relação à renda, as pessoas com rendimentos entre dois e cinco salários mínimos são as mais animadas com a campanha de vendas e correspondem a 48,3%.

Em Guarapuava, conforme levantamento da DataCenso – sob encomenda da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) com 605 consumidores em sete cidades do Estado -, os 81 consumidores entrevistados planejam adquirir diversos produtos.

A pesquisa mostra que 20% dos guarapuavanos têm a intenção de comprar roupas, 18% pretendem comprar TVs e eletroportáteis, 17% pretendem comprar refrigeradores e eletrodomésticos e 15% pretendem comprar celulares/tablets.

A maioria dos entrevistados essa amostragem do DataCenso planeja gastar mais do que no ano passado (31%), enquanto 22% tem a intenção de manter o mesmo nível de gastos e 25% planeja gastar menos.

Além disso, Guarapuava se destaca como a terceira cidade com o valor médio mais elevado, atingindo a média de 1.388,87. Além disso, 57% dos entrevistados pretendem fazer suas compras nas lojas virtuais, 33% desejam comprar em lojas de rua e somente 10% vão comprar em shopping.