Universo HQ completa 25 anos e anuncia pausa no site

É um quarto de século escrevendo sobre a Nona Arte, com notícias, resenhas e colunas

Referência em jornalismo sobre quadrinhos, o site “Universo HQ” completou 25 anos de atividades neste domingo, 5 jan 2025. É um quarto de século escrevendo sobre a Nona Arte, com notícias, resenhas e colunas. Ao longo desse tempo, esse endereço na internet (https://universohq.com/) fez escola, influenciando a cobertura especializada no Brasil.

Mas nem tudo é festa… em vídeo publicado no canal do UHQ no YouTube, o editor Sidney Gusman, o Sidão, e o fundador Samir Naliato anunciaram que o site vai “hibernar”, ou seja, não será mais atualizado diariamente. Os dois, mais Sérgio Codespoti e Marcelo Naranjo, alegaram que não têm mais condições de fazer o trabalho como era antes.

“O site (nunca escondemos de ninguém) jamais foi uma fonte de renda para os quatro – pelo contrário, pois tiramos grana do bolso por muito tempo. E todos estão absolutamente atolados nos trabalhos que pagam nossas contas. Além disso, nenhum de nós ficou mais novo nesse tempo. E, por mais que sejamos quatro irmãos que a internet uniu, tem hora que é preciso priorizar família e, especialmente, saúde”, diz o texto de descrição do vídeo.

Assim, as comemorações em torno da data são de dever cumprido. “E porque o Universo HQ não vai sair do ar. Todo nosso banco de dados – o maior da internet brasileira sobre quadrinhos e tão usado em pesquisas acadêmicas e jornalísticas – seguirá online. Afinal, são muitas milhares de páginas de conteúdo”.

Nesse sentido, o quarteto ainda pretende seguir com atualizações esporádicas de matérias, resenhas, colunas, entrevistas ou notícias que necessitem desse registro.

O foco, porém, será nas redes sociais do UHQ, no canal do YouTube e no Confins do Universo, podcast que completará dez anos em 2025. Aliás, pode-se dizer que este programa hoje é o carro-chefe do projeto de Sidão, Samir, Sérgio e Naranjo. Muita gente conhece mais o Confins do que o site do UHQ.

Sinal dos tempos: o público “nichado” (quadrinhos, cinema etc.) tem mais interesse em ver/ouvir informações e curiosidades em formatos do tipo áudio e vídeo na internet. Uma conversa informal em podcast, por exemplo, tem mais chances de despertar o interesse do que um texto.

SERVIÇO
Quem quiser, pode apoiar o UHQ em https://www.catarse.me/universohq
Chave Pix – [email protected]