Segunda edição da ‘Primavera Musical’ será dias 18 e 19

Festival abre na próxima segunda-feira (18), às 19h, no Teatro Municipal Marina Karan Primak, com a Filarmônica Lobo Guará/Unicentro, que surgiu no ano de 2019. A entrada é gratuita, mas é necessário retirar ingressos na Diretoria de Cultura (Dirc)

Celebrando a chegada da “estação das flores”, a Primavera Musical chega a sua segunda edição em Guarapuava. O evento está programado para ocorrer nos dias 18 e 19 de setembro deste ano, com apresentações artísticas.

O festival abre na próxima segunda-feira (18), às 19h, no Teatro Municipal Marina Karan Primak, com a Filarmônica Lobo Guará/Unicentro, que surgiu no ano de 2019 com a união de alguns músicos que pensavam na possibilidade de formar um grupo instrumental. A partir de 2022, com uma parceria com a Unicentro, o grupo passou a integrar o Programa Unimúsica e compor a estrutura artístico-cultural da universidade, com programação de atividades musicais.

A entrada é gratuita, mas é necessário retirar ingressos na Diretoria de Cultura (Dirc), da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), que fica no campus Santa Cruz (rua Padre Salvador Renna, 875).

Já no segundo dia, a Primavera Musical acontecerá no auditório Francisco Contini a partir das 19 horas do dia 19 de setembro de 2023. A programação foi pensada para proporcionar uma verdadeira experiência musical entre os variados ritmos e artistas que se apresentarão.

A entrada acontecerá por meio de ingressos que poderão ser retirados gratuitamente na Dirc.

Foto: Arquivo/Correio

PARTE 1
Os mantras ajudam a criar um ambiente harmônico. A palavra “mantra” significa “instrumento para a mente” e tem origem no sânscrito, uma língua falada antigamente na Índia. O grupo formado por Leonardo Mariel, Laura Sanchez e Luciano Klusczkowsk, existe há mais de 8 anos com a prática de Yoga profunda.

Lívia Gonçalves Bebici é pianista mirim com apenas 7 anos de idade e neta do músico Marcos Bebici. Frequenta as aulas da professora Márcia Rickli desde os 6 anos de idade. Dedicada e apaixonada pela música, adora demonstrar seu talento através do piano.

Daniel Yanagawa Correa tem 10 anos e faz aula de piano com a professora Márcia Rickli desde 2019. Mas o interesse musical vem desde muito pequeno. Por volta dos 4 anos ele já identificava os instrumentos que compunham uma música e, diferente de muitas crianças, sempre gostou de músicas orquestradas.

Nilton Sauer Korobinski é entusiasta de piano e atualmente estuda O Tango Brasileiro de Ernesto Nazareth. Este gênero, também chamado de choro ou maxixe, é oriundo do séc. XIX e caracterizado pela miscelânea de ritmos europeus (como a polca) e afro-brasileiros (como o lundu). Ao se contrapor a outros estilos academicistas, o tango brasileiro e sua popularidade na virada do séc. XIX para o séc. XX marcou presença em eventos históricos importantes, como a Abolição da Escravatura e a Proclamação da República.

Caio Bruno Geraldis Ribas começou a tocar piano aos 13 anos. Apaixonado pela música erudita e pelos clássicos choros brasileiros, apresentará “Odeon”, canção composta em 1910 pelo brasileiro Ernesto Nazareth.

PARTE 2
A programação do segundo dia da Primavera Musical é composta por artistas que irão proporcionar, com suas apresentações, uma verdadeira experiência no universo musical. Confira: Maryna Chykhanova, Cesar Quadros, Flávia Cordeiro (acompanhada de Lucas Sequinel e Fagner Busmayer), Lucas Sequinel, Roberton Mattos, Thiago Juraski, Rian Rezende e Grupo Por Acasos.

A segunda noite acontecerá no auditório Francisco Contini, próxima terça-feira (19), às 19 horas. A entrada é gratuita e acontecerá por meio de ingressos que poderão ser retirados na Diretoria de Cultura até o dia do evento.

Deixe um comentário