Edital da Lei Paulo Gustavo que incentiva qualificação entra em consulta pública
Edital utilizará um total de R$ 5 milhões da Lei Paulo Gustavo no Paraná. Os interessados podem mandar comentários e sugestões para contribuir na formulação final do documento até as 21 horas de sexta-feira (15)
A Secretaria de Estado da Cultura (Seec) disponibiliza para Consulta Pública o edital Qualificação Profissional (Profice modalidade repasse direto), que utilizará um total de R$ 5 milhões da Lei Paulo Gustavo no Paraná. A consulta permanece aberta até as 21 horas desta sexta-feira (15), no sistema SIC.Cultura.
Para participar, basta acessar www.sic.cultura.pr.gov.br e clicar em Consulta Pública, preencher um cadastro e enviar a sugestão. Não é preciso ter login e senha no sistema para ter acesso à Consulta Pública. Os interessados podem mandar comentários e sugestões para contribuir na formulação final do documento. Na terça-feira (12), às 10h, um Ciclo de Diálogo no canal da Secretaria da Cultura no YouTube apresentará o edital e mostrará como participar da consulta.
O edital de Qualificação Profissional atende a um dos quatro eixos estabelecidos pela Secretaria da Cultura com os recursos da Lei Paulo Gustavo. Trata-se de um edital de chamamento para Agentes Culturais – Pessoa Física ou Jurídica – que tenham projetos de formação nas diversas áreas artístico-culturais.
Os participantes devem escolher um dos lotes temáticos propostos: Curso de Cultura Digital, Curso de Iluminação Cênica, Curso de Introdução à Capoeira, Curso de Introdução ao Hip-Hop, Curso de Introdução às Artes Circenses, Curso de Produção Cultural, Curso de Produção Editorial, Curso de Teoria Musical e Curso de Temática Artístico-Cultural Livre.
Também deverá ser apontada uma das macrorregiões do Estado – Centro-Sul, Litoral, Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba, Nordeste, Noroeste, Oeste e Sudoeste – onde o agente deseja ministrar as aulas.
O diretor de Apoio, Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria da Cultura, André Avelino, afirma que a formação, qualificação e atualização dos profissionais da cultura em todo o território paranaense fazem parte das políticas públicas da Governo do Estado nesta área.
“Em um período de aquecimento do setor, com o aporte dos recursos das leis de incentivo à cultura, a qualificação se faz necessária para atender à demanda dos projetos culturais”, diz Avelino. “A intenção é atendermos a todas as macrorregiões com um projeto de qualificação de cada lote. Ou seja, todos os interessados poderão ter acesso aos cursos de todas as temáticas, em qualquer região que resida”.
Com essa Consulta Pública, chega a dez o total de editais publicados pela Seec para sugestões. Já cumpriram a etapa de consulta o Edital de Audiovisual 1 – Produção e Roteiro; Edital Audiovisual 2 – Apoio à Manutenção e Restauro de Salas de Cinema; Edital Audiovisual 3 – Capacitação, Pesquisa, Memória e Difusão; Edital Audiovisual 4 – Licenciamento e Distribuição; os Editais do Profice, modalidade de repasse direto, Multiáreas, Circulação e Povos e Comunidades Tradicionais; o Edital Paraná Festivais e o Edital Outras Palavras – Obras Literárias.