Secretaria de Cultura de Guarapuava e Unicentro apresentam exposição da 17ª Primavera dos Museus

Em Guarapuava, o tema da exposição é Alimentação e Diversidade: os idosos como sujeitos sociais e construtores da história. A exibição, nomeada “Lembranças de outrora: velhice, memórias e sociabilidades”, é resultado do trabalho de um grupo PET (Programa de Educação Tutorial) do curso de história da Unicentro

A Primavera dos Museus, que está em sua 17ª edição, é uma temporada cultural promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), que tem como objetivos promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o número de visitas e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

Em Guarapuava, o tema da exposição é Alimentação e Diversidade: os idosos como sujeitos sociais e construtores da história. A exibição, nomeada “Lembranças de outrora: velhice, memórias e sociabilidades”, é resultado do trabalho de um grupo PET (Programa de Educação Tutorial) do curso de história da Unicentro.

“É claro que nosso Museu Visconde de Guarapuava não ficaria de fora. Pela primeira vez uma exposição fará uma parceria com a Secretaria de Agricultura, e trazer ao público uma feira do produtor em frente ao nosso espaço museológico para tratarmos de uma coisa fundamental que é a história e a cultura por trás da nossa alimentação”, comentou a secretária de Cultura, Rita Felchak.

No sábado (23), dia do encerramento da exposição, das 9h às 13h, será realizada uma feira de produtores rurais na frente do Museu Visconde de Guarapuava, contando com música e apresentação do coral municipal.

As estudantes Pamela Miller, Thalia Lorenzi e Bruna del Conte fizeram parte do desenvolvimento do projeto. “A pesquisa foi feita, principalmente, a partir de conversas com as idosas da Unati (Universidade Aberta à Terceira Idade) da Unicentro. Nós reunimos os relatos e memórias delas sobre a história da alimentação, e agora a nossa pesquisa está exposta no museu para a comunidade de Guarapuava”, explicou Pamela.

A exposição conta com banners que descrevem os passos seguidos durante a pesquisa, além de objetos que demonstram a história da alimentação, como o pilão, cerâmicas, uma sopeira e panelas, por exemplo, no interior do museu. As peças que pertenceriam a uma cozinha ficam expostas aos fundos do museu, ao ar livre, já que, antigamente, a cozinha era vista como um ambiente sujo, então não ficava no interior das residências.

SERVIÇO
É possível visitar a exposição até o dia 23 de setembro (sábado), no Museu Visconde de Guarapuava. O horário de funcionamento é das 8h às 17h.

Deixe um comentário