Programa Crianças no Teatro tem estreias em Guarapuava e Campo Mourão nesta semana

“Carmela Caramelo e Remela” inicia nesta terça-feira (5), em Guarapuava, e “Qual a Graça de Laurinda?”, na quarta (7), em Campo Mourão. Após passarem por esses dois municípios, as apresentações circulam por outras cidades do Centro e do Norte do Paraná

Esta semana marca a estreia de duas novas produções no programa Crianças no Teatro: “Carmela Caramelo e Remela” nesta terça-feira (5), em Guarapuava, e “Qual a Graça de Laurinda?”, na quarta (7), em Campo Mourão. Após passarem por esses dois municípios, as apresentações circulam por outras cidades do Centro e do Norte do Paraná.

Após Guarapuava, “Carmela Caramelo e Remela” divertirá crianças em Irati, Rebouças, Palmeira, Ponta Grossa e Telêmaco Borba, entre 5 de março e 7 de junho. “Qual a Graça de Laurinda?”, além da estreia em Campo Mourão, tem apresentações marcadas para Marialva, Jandaia do Sul, Andirá, e Londrina, entre 7 e 24 de março.

Para ampliar o impacto do programa Crianças no Teatro, os organizadores estão providenciando transporte especial para alunos de escolas públicas das cidades vizinhas aos locais de apresentação.

“Já está previsto transporte para trazer alunos de escolas de cidades próximas, então iremos atingir aproximadamente 20 cidades ao todo. Ao final desses dois meses, teremos impactado perto de 30 mil crianças”, destaca Gerson Bernardes, do grupo Triolé.

“CARMELA CARAMELO E REMELA”

Inspirado no livro “Quando eu era pequena”, de Adélia Prado, o espetáculo é produzido pela X-Plan Produções Artísticas e explora o mundo das descobertas, emoções e o reconhecimento do talento interior. É uma celebração da infância e da habilidade de ser poeta, repleto de músicas autorais, poesia e muita interação.

A X-Plan Produções Artísticas, fundada 2007, em Curitiba, tem foco na produção teatral e atua em diversas outras áreas artístico-culturais. A circulação do espetáculo “Carmela, Caramelo e Remela” incorpora sessões de mediação pedagógica antes das apresentações, alinhadas aos objetivos do programa Crianças no Teatro.

O produtor Pablito Kucarz enxerga no espetáculo um canal para a difusão da obra de Adélia Prado para a nova geração. “A proposta é de dialogar sobre o que vamos assistir, explicar que é uma obra inspirada no livro. Desta forma, a dinâmica avança um pouco além, sensibilizando o público sobre o valor das escritoras brasileiras e de seus trabalhos”, afirma.

“QUAL A GRAÇA DE LAURINDA?”

O espetáculo é uma criação da Companhia Triolé, baseada em pesquisas sobre animações populares das décadas de 1970 e 1980. Se caracteriza pela ausência de diálogos, priorizando a expressão corporal e a interação com a audiência.

A trilha sonora desempenha um papel crucial, atuando como um personagem em cena. Com cores vibrantes e muita ação, a performance promete agradar públicos de todas as idades.

Fundado em 2010 em Londrina, o grupo se destaca pela preocupação com a descentralização do acesso à cultura, com ampla atuação em espaços com poucas apresentações artísticas, com um foco especial na arte da palhaçaria.

PROGRAMA

O programa Crianças no Teatro é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (SEEC) e PalcoParaná. Ele oferece a crianças de 6 a 12 anos acesso gratuito a apresentações e experiências teatrais enriquecedoras. Em sua segunda edição, o circuito de apresentações se expandirá por 19 municípios paranaenses, cobrindo todas as macrorregiões histórico-culturais do Paraná.

As apresentações são exclusivas para turmas de alunos da rede pública de ensino, com o objetivo de difundir o acesso ao teatro e incentivar, desde cedo, a formação de novos públicos. Com mais de 190 apresentações planejadas, estima-se que cerca de 100 mil alunos serão beneficiados pela segunda edição do programa.