Oficina de Jogos Teatrais proporciona diversão e aprendizado às crianças de Guarapuava

Destinada a crianças de 7 a 11 anos e com todas as 15 vagas preenchidas, a atividade é dividida em dois turnos, sendo o primeiro das 9h às 10h, e o segundo das 14h30 às 15h30

Nesta segunda-feira (4), a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), deu início às oficinas culturais de 2024. Uma das mais requisitadas da programação, a oficina de Jogos Teatrais ocorre toda segunda-feira, na Casa da Cultura. Destinada a crianças de 7 a 11 anos e com todas as 15 vagas preenchidas, a atividade é dividida em dois turnos, sendo o primeiro das 9h às 10h, e o segundo das 14h30 às 15h30.

“O teatro é algo que todo mundo deveria fazer, porque ele trabalha seus limites e seus medos, e você aprende a ultrapassá-los. Além de dar oportunidade para as crianças experimentarem o teatro, esta oficina tem o objetivo de formá-las para a vida. Os jogos teatrais oferecidos provocam experiências de dramatizar cenas do cotidiano, brincar com elas e entendê-las. Por meio da brincadeira, pretendemos fazer com que estas crianças sejam fortalecidas, formando cidadãos corajosos, ousados, inteligentes e críticos”, declara a secretária Municipal de Cultura, Rita Felchak.

A professora da oficina, Débora Oliveira, reitera o objetivo e a importância da ação para o desenvolvimento dos pequenos. “Os jogos teatrais permitem que eles desenvolvam habilidades que muitas vezes precisam na escola, na família, com os amigos, como com dificuldades em falar ou expressar um sentimento. Além disso, são trabalhadas habilidades de concentração, de expressão corporal, de imaginação, de trabalhar em grupo. Hoje é a primeira turma e é uma turma grande. Estamos fazendo um jogo de expressão corporal. Isto promove o autoconhecimento e faz com que percebam os movimentos do corpo”, grifou Débora.

Foto: Secom/Pref. Guarapuava

Bettina Slepak Martins, de 7 anos, relata a sua experiência com a oficina de Jogos Teatrais. “Eu gostei muito daqui. Já participei dessa oficina. É o terceiro ano que estou participando, e é muito legal”, disse. O colega de oficina de Bettina, Augusto Salvador dos Santos, de 9 anos, recomenda a atividade para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades. “Aqui na Casa da Cultura tem bastantes oficinas. É bem legal para quem quer fazer teatro ou algo parecido”, ressaltou.

Segundo Débora, um espetáculo com os alunos da oficina é realizado no fim do ano no Teatro Municipal Marina Karam Primak, com o intuito de pôr em prática todos os ensinamentos que obtiveram durante a iniciativa. Porém, a realização desta atração depende das próprias crianças.

“É da vontade deles, algumas crianças querem fazer o jogo teatral, vir às aulas e aprender sobre teatro, mas não necessariamente estar em um palco. Mas as crianças das turmas do ano passado quiseram estar no palco, fazer cenas, ser personagens. Então, fizemos a apresentação, que foi um sucesso. Este ano, vamos ver como essa turma vai ser, como eles vão reagir, se eles têm essa vontade de estar no palco. Caso eles queiram, encontraremos uma peça infantil bem legal para eles fazerem. Todo mundo vai ter falas, marcações e figurinos”, explica a professora.

SERVIÇO
A oficina de Jogos Teatrais é realizada semestralmente e, no momento, está com as vagas esgotadas. Caso um participante falte três vezes consecutivas, a vaga é disponibilizada para alguém da lista de espera, garantindo a oportunidade para o maior número possível de interessados.