Festival Canta Guarapuava na Vila Jordão celebra a diversidade artística local

Evento que reúne músicos locais já passou pelos Distritos da Palmeirinha e do Guará. Esta etapa classificatória selecionou os dez participantes que representarão o Jordão na grande final do festival

No último sábado (2), a comunidade da Vila Jordão se reuniu no salão da Igreja Católica São João Batista para acompanhar as apresentações do Festival Canta Guarapuava.

Em sua terceira edição, o evento organizado pela Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Cultura tem caráter classificatório.

Mas apesar das competições acirradas, o intuito é celebrar o talento e a diversidade musical do município. Na Vila Jordão não foi diferente.

Rita Felchak, secretária de Cultura de Guarapuava, expressou sua alegria em retornar à Vila Jordão com arte e cultura, destacando o compromisso da Prefeitura em descentralizar as atividades culturais e promover o talento local.

“Lembramos com carinho das vezes em que estivemos aqui, promovendo atividades como teatro e o ônibus do Natal. Hoje, retornar com música é motivo de muita felicidade para nós. Agradecemos à comunidade pela receptividade e prometemos trazer mais eventos para cá. Contamos com o apoio de todos para promover nossa cultura”, salientou Felchak.

O presidente da comunidade São João Batista, Antenor Zanin, valorizou a iniciativa.

“É maravilhoso ver esse público nos prestigiando. Agradeço à Secretaria de Cultura e, do fundo do coração, a todos que fazem parte da nossa comunidade. Um agradecimento especial à nossa coordenação, que preparou tudo com tanto carinho”, disse.

Com a participação de cantores solos, duplas, grupos musicais e bandas, o festival proporcionou uma plataforma para os artistas locais mostrarem seus talentos e compartilharem suas paixões musicais com a comunidade.

Os 18 participantes que competiram pela vaga na última etapa demonstraram uma diversidade de estilos, desde música popular até sertanejo e gaúcho.

A mesa de jurados, composta por seis profissionais da área da música, avaliou os participantes em três critérios principais: apresentação, ritmo e afinação.

Os 12 mais bem colocados garantiram uma vaga na última etapa do festival, prevista para acontecer no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, com a presença de uma atração nacional. Antes, no entanto, o Canta Guarapuava terá uma edição na Colônia Vitória.

Secretária de Cultura Rita Felchak (Foto: Secom/Pref. Guarapuava)

DIVERSÃO

José Pedro Beraldo, de 20 anos, foi um dos participantes que animou o público local.

“A gente já é acostumado a se apresentar sempre, tocar baile, mas dá um nervoso, né? Saber que está competindo, no palco. A gente veio só mais para brincar, na verdade, sem muita ânsia de ganhar, mas a hora que chega. Dá uma vontadezinha né, uma vontade de ganhar, mas o importante é a diversão”, disse o cantor.

Renilson Bahls, de 50 anos, acompanhou os shows e mostrou sua empolgação com o festival.

“Eu sou músico também, sou gaiteiro. Estamos prestigiando o festival aqui do Jordão, com grandes talentos, grandes músicas de Guarapuava. Parabenizar a prefeitura, ao Roni Santos, ao prefeito, que estão dando oportunidade ao pessoal que está participando aqui. Uma grande iniciativa, e eu como músico só tenho a parabenizar a todos que estão aqui participando”, frisou.

RESULTADOS

Categoria Música Sertaneja:

1° Lugar: Sidney e Tatyane

2° Lugar: Nagib Luiz dos Santos

3° Lugar: Joel Barbosa e Valdir Ravanelo

4° Lugar: Igor Matheus Jacosk

5° Lugar: Robinho Castro e Mangabinha

6º Lugar: Valdirene dos Santos

Categoria Música Gaúcha:

1° Lugar: Cantor Tobias

2° Lugar: Zé Pedro

Categoria Música Popular:

1° Lugar: Odair José

2° Lugar: Marcos Miguel

3° Lugar: Thiago Ribeiro

Kids:

1º Lugar: Josnei Schuab da Silva (Guri do Acordeon)