Livro ‘Sou.l’ tem lançamento na Mostra Interartes de Poesia, no Santa Cruz, terça-feira (14)

Autora é licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj), mestra em Educação pela Unicentro e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (Uepg)

“Se tem uma coisa que eu gosto é quando a arte passa por outras artes. Quando a poesia inventa imagens. Quando as imagens se tornam poesia. Quando a dança é palavra também. Eu me indago no título tudo aquilo que sou. SOU.L diz Érica Dias Gomes. O ponto depois do verbo. Sou e ponto. Ser basta. É ponte, potente e plural, como cada múltipla que verte logo no primeiro verso. O livro é todo sobre imagens que se desnudam em palavras. Ou de palavras que criam, nelas mesmas, imagens e alegorias da língua que fala”.

Partindo deste princípio, “Sou.l” (ed. Caravana, 46 páginas), de Érica Dias Gomes, chega às mãos do público nesta terça-feira (14), durante a Primeira Mostra Interartes de Poesia, no Centro de Eventos do campus Santa Cruz da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), a partir das 19h.

Haverá também apresentação artística de Márcio Ramos e videoclipe/interpretação de poemas por artistas e professores de arte. Entrada grátis.

Dias Gomes é licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj), mestra em Educação pela Unicentro e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (Uepg).

Atua como professora no Departamento de Arte da Unicentro, em Guarapuava. Apreciadora da poesia, especialmente na interface com outras linguagens artísticas, começou a arriscar no mundo das palavras ao longo da sua trajetória docente.

Érica Dias Gomes é professora na Unicentro (Foto: Divulgação)

CENTRO DE ARTES
Em Guarapuava, o Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro está em cartaz com a exposição “Lili”, de Lili Dal Pozzo.

Trata-se de uma artista autodidata que começou a pintar após seus 50 anos, encontrando na pintura uma forma de canalizar toda a energia, positividade e vitalidade que carregava consigo. Através da pintura a óleo e da observação sensível do mundo à sua volta, Lili deixou um vasto acervo de pinturas espalhadas por diversos lugares do mundo.

Ainda que tenha passado seus últimos anos em Morretes, no estado do Paraná, as telas expostas foram todas pintadas por Lili em Guarapuava e agora retornam a este espaço, na cidade onde ela viveu boa parte de sua vida.

A mostra fica em cartaz até o próximo dia 1º de dezembro de 2023. O Centro de Artes funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, na rua Mal. Floriano Peixoto, . A entrada é gratuita.