Lei Paulo Gustavo: Secult realiza encontro com proponentes aprovados

Em Guarapuava, serão desenvolvidos mais de 50 projetos ao longo do ano com a verba de R$ 1,5 milhão

Na noite desta quarta-feira (21), os proponentes com projetos aprovados na Lei Paulo Gustavo se reuniram no Teatro Marina Karam Primak. A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) organizou o encontro visando esclarecer dúvidas sobre o programa.

Cerca de 30 proponentes estiveram presentes. Durante o encontro, foram abordados temas como regras para a divulgação dos trabalhos, documentação, prestação de contas, entre outros. A secretária de Cultura de Guarapuava, Rita Felchak, participou da reunião.

“Este encontro é muito importante para sanar as dúvidas e otimizar a execução de todos estes trabalhos. Guarapuava será contemplada com 52 projetos no decorrer de 2024, gerando uma grande variedade de programações culturais gratuitas para nosso Município. O apoio proporcionado pela Lei Paulo Gustavo tem sido fundamental para impulsionar diferentes iniciativas culturais, permitindo-nos expandir nossos horizontes, investir em novos projetos e ampliar o alcance das atividades. A execução deste recurso pela Secult não apenas fortalece nosso setor cultural, mas enriquecem a vida de todos os guarapuavanos”, assinalou Felchak.

Para ajudar no esclarecimento das dúvidas, a reunião contou com a presença de Norbert Heinz, agente regional de cultura da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. Norbert dá suporte artístico-cultural a toda a Macrorregião Centro-Sul, abrangendo 39 municípios.

“Guarapuava é o centro da nossa região. A boa execução do projeto de vocês vai levar o nome da cidade para outras cidades. É importante que seja feito um bom trabalho e para isso estamos aqui”, destacou Norbert.

Micheli Aparecida de Lima, uma das proponentes aprovadas, elogiou a iniciativa. “Encontros como esse são muito interessantes. Eles proporcionam uma acessibilidade importante para pessoas que podem enfrentar dificuldades com tecnologia, como lidar com e-mails e mensagens pela internet. Além disso, é uma oportunidade de conhecer outros criadores culturais e socializar com eles, o que enriquece o diálogo e nos conecta com pessoas que compartilham dos mesmos interesses”, afirmou.

Ainda segundo Micheli, “o contato direto também ajuda na preparação para a prestação de contas e na finalização dos projetos, garantindo uma compreensão mais clara e colaborativa do processo”.

LEI PAULO GUSTAVO
A Lei Paulo Gustavo visa aumentar o investimento no setor cultural no País, destinando mais de R$ 1,5 milhões para apoiar agentes culturais de Guarapuava e mitigar os impactos da COVID-19 na área.

De acordo com a Secult, como o Município teve um saldo remanescente, um novo edital será aberto em breve para aqueles que ainda não foram contemplados.