Jornal de literatura ‘Rascunho’ está em campanha de financiamento coletivo

Segundo informações, a “campanha de financiamento coletivo tem como objetivo fazer frente ao endividamento do ‘’Rascunho’ e implementar mudanças que tornem o jornal sustentável nos próximos anos”

Em circulação há mais de 22 anos, o paranaense “Rascunho” está em campanha de financiamento coletivo no Catarse para se manter vivo no mercado editorial. É o mais longevo jornal independente de literatura do país, mas que passa por dificuldades.

Com sede em Curitiba e distribuído para todo o Brasil e exterior, é nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo.

Segundo informações, a “campanha de financiamento coletivo tem como objetivo fazer frente ao endividamento do ‘Rascunho’ e implementar mudanças que tornem o jornal sustentável nos próximos anos”.

Sob direção do jornalista e escritor Rogério Pereira, o “Rascunho” estreou em 8 de abril do ano de 2000, na cidade de Curitiba (PR). O sonho era fazer um jornal de literatura 100% independente. De lá para cá, “já são mais de 270 edições impressas ininterruptas, mobilizando pessoas de todo o Brasil e tornando o ‘Rascunho’ o mais longevo jornal independente de literatura do país”, informa o material de divulgação.

“Nós publicamos resenhas, ensaios, entrevistas, inéditos de poesia e prosa” explica Pereira, em vídeo da campanha. Ele conta que cada edição mensal varia de 40 a 48 páginas, dependendo do momento, “ …que leva a literatura aos nossos leitores”.

O editor conta ainda que o “Rascunho” é uma publicação feita de maneira colaborativa (sem remuneração), com a participação de mais de 130 profissionais espalhados pelo Brasil e mundo, entre escritores, designers, ilustradores, professores etc.

Nesse percurso do jornal, a pandemia de Covid-19 e a economia do país trouxeram dificuldades para a manutenção do “Rascunho”. “Mesmo sendo um projeto colaborativo, nós temos uma estrutura física para manter o ‘Rascunho’ no seu dia a dia”: publicação de notícias no site, impressão e distribuição das edições… enfim, custos elevados todos os meses.

Assim, Pereira explica que essa campanha no Catarse é para fortalecer o “Rascunho”, buscando recursos para manter o projeto.

META
A campanha estará no ar por 40 dias, até 20 de dezembro, e a meta é chegar a R$ 100 mil. As contribuições começam com R$ 10 e vão até R$ 8.990, valor que contempla anúncios nas versões impressa e digital do “Rascunho”.

RECOMPENSAS
Os apoiadores da campanha no Catarse podem contribuir com valores a partir de R$ 10 ou mais, em modalidade sem recompensa.

Mas com R$ 21 ou mais, é possível receber um descanso de tela para celular e um descanso de tela para computador com a marca “Rascunho”, ilustrados pela artista Joana Velozo.

Já com R$ 59 ou mais, o colaborador receberá dois livros impressos: “As melhores entrevistas do Rascunho” (vol. 1 e vol. 2); além de conto inédito de Luiz Ruffato.

Na modalidade de R$ 89 ou mais, uma assinatura semestral (6 edições) do jornal “Rascunho”. E mais conto inédito de Luiz Ruffato, “A missão”, em formato Pdf, que será enviado por e-mail ao fim da campanha.

É possível, inclusive, se tornar “apoiador ouro” com a contribuição de R$ 8.990 ou mais, ou seja, com direito a seis anúncios de página inteira no “Rascunho”+banner no site por seis meses.

São diversas modalidades à disposição dos apoiadores.

SERVIÇO
Para apoiar, basta acessar este link: https://www.catarse.me/leia

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