Integrantes do Coral Municipal Silvino Antonio Turco vencem festivais em Guarapuava

Como expressão viva da linguagem, a música ultrapassa todas as barreiras, sejam elas culturais, de classe econômica, ou de gênero. A música fala por si só e, mais ainda, atinge em cheio mentes e corações

Três componentes do Coral Municipal participaram, de forma individual, de dois festivais de música de Guarapuava. Cantando em dupla, Vinicius Guilherme da Silva e Pedro Henrique Mattes, venceram o Festigua. Já Maria Paixão, foi a ganhadora na categoria pop/rock, do FeMus do Instituto Dom Bosco.

Como expressão viva da linguagem, a música ultrapassa todas as barreiras, sejam elas culturais, de classe econômica, ou de gênero. A música fala por si só e, mais ainda, atinge em cheio mentes e corações na transformação viva da poesia que se propaga por meio de cada nota.

Levando a arte musical para diversos lugares, três integrantes do Coral Municipal de Guarapuava, Silvino Antonio Turco, de forma independente, desta vez, conquistaram os primeiros lugares em dois festivais da cidade.

Entre os dias 20 e 21 de maio, os coralistas Vinicius Guilherme da Silva e Pedro Henrique Mattes, cantando em dupla, foram os vencedores do Primeiro Festival da Música Gaúcha e Sertaneja (Festigua), organizado pela capela Santa Rita de Cássia, no Residencial 2000.

Já no dia 9 de junho, foi a vez da também coralista, Maria Paixão, conquistar o primeiro lugar na décima edição do Festival de Música Dom Bosco (FeMus). Maria foi premiada na categoria Pop/Rock, e falou da importância do Coral Municipal em sua vida também para os projetos que executa de forma individual.

“Foi a primeira vez que participei de um evento como este e, para mim, foi muito importante poder me apresentar como artista solo. O maestro do Coral (Fernando Antonio Pinto) me auxiliou na escolha da música e me ajudou com ajustes vocais durante os ensaios para a apresentação”, contou a artista.

Maria Paixão disse que entrou para o Coral Municipal em 2018, e que, desde 2020, quando Fernando Antonio Pinto assumiu suas funções como maestro, passou a ter dicas particulares de canto, assim como os outros integrantes do grupo. “Estou no Coral desde 2018. Quando o maestro Fernando assumiu, em 2020, ele começou a dar dicas particulares de canto, para todos os integrantes. Além disso, ele nos ajuda a encontrar a identidade individual dentro da música para que possamos cantar tão bem sozinhos como quando estamos juntos. Fiquei muito feliz em participar do Festival e por ser premiada também. Pela primeira vez, me senti reconhecida como uma cantora solo, e isso me motivou muito a continuar. Espero que haja outros eventos como este e que muitas outras pessoas possam aproveitar esse espaço para mostrar seu trabalho”, discorreu Maria.

Pedro Henrique Mattes falou da alegria que foi participar do evento em dupla com Vinicius Guilherme da Silva, e conquistar o primeiro lugar na categoria “Sertanejo”. O músico disse ainda que se sente muito grato pelo auxílio prestado pelo maestro do Coral Municipal. “Este foi meu primeiro festival e para o Vinicius também. Enquanto dupla, estamos extremamente felizes pela oportunidade e por ter conquistado o júri que nos concedeu o primeiro lugar. Havia muitos competidores, pessoas muito boas na música. Graças ao nosso maestro Fernando e suas instruções, conseguimos trabalhar a canção e finalizá-la no tempo certo. Espero participar de outras competições”, contou Pedro.

Deixe um comentário