Grupo de Cantoria do Sesc Guarapuava proporciona música e convivência social a participantes

A coordenadora do projeto, a técnica de Atividade de Ação Social e Cultura do Sesc Guarapuava Kelin Rosana Sander, diz que esse é o espírito da coisa: brincadeiras e troca de experiências durante os ensaios

Formado em fevereiro de 2023, o Grupo de Cantoria do Sesc de Guarapuava reúne participantes acima dos 60 anos de idade (ou um pouco menos, pouco mais) para encontros semanais em que soltam a voz para cantar e se divertir.

“Ninguém está aqui para ser cantor”, dizem em uníssono, durante entrevista ao CORREIO. Aliás, a reportagem acompanhou um dos ensaios do grupo, marcado pela amizade e muitas risadas. O mais importante é a convivência social, com histórias e aprendizado.

“A gente aprende muita coisa. Porque você nunca vai saber tudo, é um eterno aprendiz. E a convivência com as pessoas faz muito bem para a saúde”, diz uma das integrantes. Inclusive, até o momento o coro é formado sobretudo por vozes femininas. “São preguiçosos”, diz uma delas, referindo-se aos homens ausentes. Outra conta que é porque estão “no céu”, entre risadas.

A coordenadora do projeto, a técnica de Atividade de Ação Social e Cultura do Sesc Guarapuava Kelin Rosana Sander, diz que esse é o espírito da coisa: brincadeiras e troca de experiências durante os ensaios.

“A gente quando está cantando, esquece de tudo, esquece da vida, esquece dos problemas”, afirma outra participante, destacando que o Grupo é bom para fazer amizades.

Mas, claro, o Grupo está aberto à entrada dos cantores. Por enquanto, a única presença masculina é do seu Milton, violeiro e cantador. “Eu sempre digo que, pra mim, é a segunda casa. Eu faço um monte de coisa aqui [no Sesc]. Então, eu me sinto realizado”, conta o instrumentista.

“O seu Milton toca viola caipira e um dia ele falou para mim que ele gosta muito de vir. Ele participa do grupo de convivência, mas que na cantoria se realizou, pois ele pode tocar o instrumento que ama”, explica Kelin, que toca também cajon, além de coordenar as canções.

Apresentação no festival (Foto: Sesc)

Às sextas-feiras, dia do encontro sagrado, ela conta com a ajuda de Airtom José Padilha, que é orientador de Atividades do Laboratório Cultural de Música. Ele toca violão e define os arranjos das músicas.

Já às terças, ocorrem as aulas de técnica vocal, também voltadas ao público 60+. Boa parte das integrantes frequentam as dependências da unidade do Sesc todas as semanas, seja para cantar (no Grupo ou técnica vocal) ou participar de outros projetos.

FESTIVAL
A leveza e convivência dos encontros levaram as cantoras de Guarapuava a participarem do 2º Festival de Cantoria do Sesc PR, que ocorreu em agosto deste ano em Curitiba, no Teatro do Sesc da Esquina. O evento reuniu 200 participantes, de 13 unidades de serviço do Sesc no estado.

“E o nosso grupo não ficou por baixo. A apresentação foi linda. Nós fomos com 15 cantoras e contadoras de causos”, diz Kelin, destacando que o projeto guarapuavano era o mais novo entre os grupos participantes, ou seja, o caçula.

Trata-se de um festival que nasceu em 2022 e foi desenvolvido através de muitas mãos, a partir do Trabalho Social com Grupos realizado nas unidades do estado. No ano passado, a coordenadora em Guarapuava ficou sabendo do evento e se programou para participar em 2023.

O objetivo do Festival é proporcionar aos participantes momentos de interação social, socialização musical, desenvolvimento de autoestima, autoconfiança, além de estimular a memória, a concentração e a valorização de suas vivências são objetivos do evento.

REPERTÓRIO
A escolha do repertório no Grupo de Cantoria de Guarapuava é feita de maneira coletiva, com sugestões vindas das integrantes e da coordenadora.

Kelin também explica que a seleção das canções se baseia na questão técnica, pois é preciso testar qual é possível de “tirar” no violão de Airton e na viola do seu Milton.

APRESENTAÇÕES
Até o final do ano, o Grupo de Cantoria deve se apresentar na Semana da Criança e, em outubro, na programação especial do Mês do Idoso no Sesc.

E também show previsto para o período natalino.

Airtom José Padilha, que é orientador de Atividades do Laboratório Cultural de Música (Foto: Cristiano Martinez)

SERVIÇO
O Grupo de Cantoria está aberto a novos integrantes, de graça. O único custo é para as aulas do canto coral, que têm preço acessível aos idosos.

Para mais informações, entre em contato pelo tel. (42) 3308-2688. O Sesc Guarapuava fica na rua Comendador Norberto, 121, Centro.

Deixe um comentário