Feteco – Edição 27 terá palestra, oficina e seis peças, a partir de 21 de outubro
Em 2024, o Feteco contará com quatro produções de acadêmicos do curso de Arte da Unicentro, uma peça apresentada pelos alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadevi) e uma produção de artistas locais
O Festival de Teatro da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), o Feteco, chega a sua 27ª edição em 2024 com palestra, oficina e seis peças teatrais. Será de 21 a 24 de outubro.
Antes com caráter competitivo, hoje com o perfil de mostra, o Feteco tem como objetivo disseminar as artes cênicas produzidas nos âmbitos acadêmico e local.
Em 2024, o Feteco contará com quatro produções de acadêmicos do curso de Arte da Unicentro, uma peça apresentada pelos alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadevi) e uma produção de artistas locais.
Além de uma palestra que será ministrada pelo professor Afonso Nilson de Souza e uma oficina de Construção de Bonecos em espuma com o artista Thiago Juraski.
Dessa forma, o Feteco se caracteriza como um evento de grande importância no cenário artístico de Guarapuava e região, proporcionando ao público um contato imersivo com o universo teatral através dos quatro dias de programação.
A abertura do 27º Feteco será com a peça “Sobre Bodas de Sangue”, dia 21, às 19h, no Teatro Municipal Marina Karam Primak. Os ingressos começam a ser distribuídos dia 16 de outubro na Diretoria de Cultura (Dirc) do campus Santa Cruz da Unicentro.
Trata-se de uma adaptação contemporânea do texto do espanhol Federico García Lorca (1898-1936), um dos principais nomes da literatura europeia no século 20. O dramaturgismo ficou a cargo de Suellen Paloma de Almeida Pereira, Sarah Stravati Robbi e Jaíne Rios, com direção de Afonso Nilson Barbosa de Souza.
Segundo informações, temas como o amor e a honra se entrelaçam de forma trágica. “A música e a dança desempenham um papel fundamental na adaptação, intensificando as emoções e as ações das personagens. A utilização de elementos do flamenco e de outras manifestações artísticas populares espanholas salientam a origem e o período em que o texto foi escrito originalmente, sendo que recursos dramáticos contemporâneos conectam a trama a temáticas atuais e urgentes, como a misoginia e as violências do machismo”.
A iluminação expressiva, com jogos de sombras e contrastes, cria um ambiente tenso e dramático, intensificando as emoções das personagens. A adaptação se utilizou de recursos brechtinianos, como o distanciamento e o estranhamento para provocar reflexões a partir dos comentários sobre a narrativa, seus contextos e correlações com temáticas atuais como a violência de gênero. A montagem é realizada por alunos da disciplina Oficina de Construção de Espetáculos do curso de Licenciatura em Artes da Unicentro.
Nesse mesmo dia, haverá também a Oficina de fundamentos básicos e construção de bonecos com espuma. Só que mais cedo, às 14h, no campus Santa Cruz.

PROGRAMAÇÃO
22/10 – Palestra Dramaturgia contemporânea Brasileira, 14h
Campus Santa Cruz
22/10 – Ex turvo COM/SEMsibilidade, 19h
Sala de Eventos – Campus Santa Cruz
Peça teatral apresentada pelos alunos da Apadevi – Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais.
23/10 – Recordar cronométrico, 15h
Auditório Francisco Contini – Campus Santa Cruz
Funes, um grande observador, sofre um acidente e, ao contrário dos casos de esquecimento, sua memória é ampliada de forma única e inexplicável. Horas exatas sem olhar no relógio, detalhes mesmo que sem importância surgem de forma clara e exata. Funes tenta insistentemente reorganizar tantas informações de suas fases da vida: Infância, Juventude e Maturidade, mas sempre é interrompido por novas memórias que insistem em aparecer e se sobrepor, como uma criança teimosa. A memória infalível agora o isola e o faz reviver sua vida como um ciclo sem fim.
23/10 – Ciclo de Leituras Shakespearianas, 10h
Teatro Municipal Marina Karam Primak
(Ingressos na Dirc / Unicentro)
É uma leitura dramática de trechos de quatro obras fundamentais do bardo inglês: Sonho de uma noite de verão, Rei Lear, Macbeth e Romeu e Julieta. A montagem conta com breves introduções sobre cada um dos textos a serem a apresentados, que são contextualizados e interpretados pelos alunos da disciplina de Fundamentos do Teatro, do curso de Licenciatura em Artes da Unicentro. A montagem tem como objetivo aproximar o público da obra de William Shakespeare, incentivando a leitura e a reflexão sobre os clássicos da literatura dramática. Além disso, a apresentação busca valorizar o trabalho dos alunos, responsáveis tanto pelas opções de atuação, quanto pela criação e operação de som e iluminação. A montagem é indicada para estudantes, professores, amantes do teatro e para todos aqueles que se interessam pela literatura clássica. A linguagem acessível e a abordagem didática tornam a apresentação adequada para diferentes públicos.
24/10 – Don Juan e o visitante de pedra, 14h
Cinema – Campus Santa Cruz
Uma comédia sobre as desventuras de um sedutor inveterado e seu fiel assistente, o hilário Leporelo, que mesmo não concordando com o comportamento de seu patrão, o auxilia a enganar jovens inocentes por onde passam. Adaptado pelos alunos do curso de Licenciatura em Artes da Unicentro para teatro de bonecos, o texto clássico de Molière (1622-1673) é um dos mais divertidos e sobrenaturais da obra do dramaturgo francês. A montagem faz parte das atividades pedagógicas da disciplina de Poéticas Participativas, do Curso de Licenciatura em artes da Unicentro, sendo que todos os bonecos e adereços foram criados e confeccionados pelos estudantes, que também atuam e operam a iluminação e a sonorização. Espetáculo indicado para todos os públicos.
24/10 – CONTODO Mar, 19h
Auditório Francisco Contini – Campus Santa Cruz
O Mar à flor da pele e o ar em raridade… Com tudo ao mesmo tempo e sem tempo pra entender tudo. Apenas contos cantados, sentidos ou recontados De um oceano de histórias CONTODO Mar aborda, de uma forma metafórica e lúdica, sobre o tema “luto” e as suas fases (Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação), utilizando a linguagem do teatro de animação como performance e atuação, e a música e poesia como narração.
REALIZAÇÃO
Unicentro, por meio da Diretoria de Cultura (DirC) e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).
SERVIÇO
Inscrições: https://evento.unicentro.br/site/feteco27/2024/1