Festival de Teatro da Unicentro começa na próxima segunda-feira (17), em Guarapuava

O festival terá atrações produzidas por artistas locais e da região e segue até o dia 23 de outubro; a entrada para os espetáculos é gratuita

A Diretoria de Cultura da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Dirc/Unicentro) promove, a partir da próxima segunda-feira (17), a XXV edição do Festival de Teatro da Unicentro, o Feteco. Neste ano, a universidade conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Guarapuava (Secult) e do Sesi Cultura.

O evento voltado às peças teatrais vai ocorrer em pelo menos três espaços guarapuavanos, descentralizando as apresentações da universidade e ampliando a oportunidade de participação do público.

Em entrevista ao CORREIO, a diretora de Cultura da Unicentro, Nincia Teixeira, comentou sobre a realização do Feteco. “A entrada é gratuita. É só comparecer. Na segunda-feira, dia 17, é no Teatro Municipal Marina Karam Primak e entre 18 de outubro e 21 de outubro é no auditório Francisco Contini, às 19h30, e no dia 23 de outubro, no domingo, é no CEU das Artes”, explicou.

Em 2022, o tema do Feteco foi pensado para ressaltar a retomada das atividades culturais, do trabalho dos artistas e do acesso do público a ele. “O Feteco tem como tema este ano “Arte em cena, liberdade e representação”. É um momento importante, pós-pandemia, em que há novamente essa liberdade de mostrar uma arte tão genuína que é a arte da representação”, destaca Nincia Teixeira.

A programação do festival este ano conta com a exposição “Arte em cena, liberdade e representação” no Centro de Exposições do campus Santa Cruz, além dos demais espetáculos. “Nós teremos também a abertura no teatro municipal com o espetáculo ‘Dançando Villa’ e, entre os dias 18 a 23 de outubro, nós teremos representações de peças de artistas aqui da nossa região, aqui de Guarapuava e o encerramento será no CEU da Artes com um espetáculo que tem como foco um público infantojuvenil”.

Conforme a diretora, a expectativa da Dirc da Unicentro e da Secult é a melhor possível. “Que nosso público prestigie esses artistas e que se sintam sensibilizados por esta arte tão importante e que nos toca muito de perto porque sempre dialoga muito de pertinho com a realidade”, apontou.

PROGRAMAÇÃO
17 de outubro
“Dançando Villa” (Direção geral e concepção Nicole Vanoni) – Teatro Municipal Marina Karam Primak – 19h30

18 de outubro
Monólogo: “O que deveria ser se não fosse quem sou eu” (Direção: Michella França) –
Auditório Francisco Contini – Unicentro Santa Cruz – 19h30

19 de outubro
“Carne” (Direção: Bruna Caroline Cybulski e Eduarda Rafaela Roth) – Auditório Francisco Contini – Unicentro Santa Cruz – 19h30

20 de outubro
“Lili, a sonhadora” (Teatro Novakoski – Palhaçaria na Escola – Direção: Marcia Novakoski)
Auditório Francisco Contini – Unicentro Santa Cruz – 19h30

21 de outubro
“Qorpo Santo” (Coletivo de Arte Teatro Catacumbas – Direção: Marcio Ramos) –
Auditório Francisco Contini – Unicentro Santa Cruz – 19h30

23 de outubro
“Amateur” (Palhaço Santin)
Ceu da Artes

Deixe um comentário