Encontro reúne 14 plataformas para discutir o curta-metragem no streaming

Trata-se de um bate-papo sobre plataformas de streaming que exibem curtas-metragens

Um encontro reunindo 14 plataformas digitais de streaming atuantes no Brasil para discutir a presença do curta-metragem em suas telas acontece nesta quinta-feira (26 agosto), às 14h.

Intitulado “Curta & Mercado – Plataformas de Streaming”, o evento faz parte da programação do 32º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum e pode ser acessado gratuitamente através do endereço kinoforum.org.

Trata-se de um bate-papo sobre plataformas de streaming que exibem curtas-metragens. Participam profissionais de 14 plataformas do Brasil, internacionais, públicas e privadas, que apresentam seu modelo de negócios, experiências em exibir curtas, critérios e processos de curadoria. Durante o encontro os convidados respondem as perguntas dos participantes. A apresentação é de Zita Carvalhosa, diretora do Curta Kinoforum.

Estão presentes as seguintes plataformas:

Belas Artes À La Carte

Streaming de filmes pensado para quem ama cinema de verdade. O catálogo, com mais de 500 títulos, inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas, principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos.

Participação da diretora executiva Juliana Brito.

Box Brazil Play

A primeira plataforma multidevice de conteúdos sob demanda focada em produções nacionais. São filmes, séries, shows, documentários e conteúdos infantis, além de diversos canais de TV brasileiros.

Participação da diretora de operações Deydrid Kaefer.

Cardume

Streaming de filmes brasileiros de curta e média-metragem que surgiu com a ideia de difundir, fomentar e internacionalizar o cinema independente brasileiro, além de atuar no fomento à produção e no desenvolvimento e aperfeiçoamento do cinema nacional.

Participação dos sócios-fundadores Luciana Damasceno e Daniel Jaber.

Filme Filme

Tem o intuito de ajudar as pessoas a passarem mais tempo assistindo do que procurando seu filme. Focado nos amantes do cinema, mas não necessariamente cinéfilos, funcionamos como uma sala de cinema, todas quintas-feiras lançamos um longa, um curta e um documentário, sempre com uma seleção criteriosa da nossa curadoria.

Participação do sócio fundador e CMO Marcelo Tuma.

InnSaei.TV

Conhecida como a Casa dos Festivais, hospeda a maior parte dos festivais brasileiros em suas versões online, além de canais temáticos e transmissões ao vivo, sobre os pilares da representatividade e da diversidade.

Participação da idealizadora, sócia-fundadora e CEO Bia Ambrogi.

Itaú Cultural Play

Plataforma de streaming gratuita dedicada ao audiovisual brasileiro. O catálogo é marcado por diversidade, variedade de autoria e representatividade regional (com títulos de todos os estados brasileiros), e também inclui produções audiovisuais de instituições culturais parceiras.

Participação da coordenadora Kety Fernandes Nassar.

Kinobox

Rede que conecta realizadores de curtas-metragens a milhares de espectadores no YouTube por meio de canais estratégicos segmentados por interesse de público, como o “Filmes Gays • Kinobox”.

Participação do cofundador Vitor SM.

MUBI

Plataforma que traz todos os dias uma nova produção a seu streaming de curadoria, além de produzir e distribuir filmes. É a maior comunidade de amantes do cinema, com mais de 10 milhões de membros no mundo.

Participação da gerente de marketing para o Brasil Nathalia Montecristo.

PlayKids

Plataforma global de streaming voltada para o público infantil e de cunho educacional. Contém milhares de vídeos e centenas de jogos e livros que contribuem para o desenvolvimento da criança.

Participação do head de Conteúdo e Parcerias Estratégicas Danilo Agrella.

Retina Latina

Plataforma digital para difusão do cinema latino-americano, de caráter público e gratuita para América Latina e Caribe, feita com a colaboração de entidades cinematográficas da Bolívia, Equador, México, Peru, Uruguai e Colômbia, que também atua na sua coordenação.

Participação da coordenadora Yenny Alexandra Chaverra Gallego (apresentação em espanhol).

SescTV

O Sesc Digital e o SescTV são plataformas de conteúdo que têm como propósito expandir o alcance das ações socioculturais do Sesc São Paulo ao ambiente e à linguagem digitais, fortalecendo seu compromisso com um processo educativo participativo, continuado e inclusivo.

Participação da programadora do SescTV Moara Zahra Iak.

Spcine Play

Única plataforma pública de streaming do Brasil com acesso gratuito para todo o território nacional. Criada pela Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo, uma iniciativa da Prefeitura da cidade de São Paulo.

Participação da assessora de Difusão da Spcine Márcia Scapaticio.

Tamanduá

Porta Curtas

Plataformas de vídeo sob demanda do grupo Curta!, que se dedica à difusão de conteúdos audiovisuais relevantes, brasileiros ou estrangeiros, em todos os formatos – curtas, médias, longas e séries.

Participação da responsável pela área de Tecnologia e Marketing do Grupo Curta! de Vanessa de Araújo Souza.

Wolo TV

Holding de produção e primeira plataforma de streaming do Brasil e da América Latina com foco em produzir e distribuir para o mundo inteiro conteúdo audiovisual voltado para o protagonismo negro na frente e atrás das telas.

Participação do fundador e CCO Licínio Januário.

Com um total de 200 filmes, representando 39 países, a 32ª edição do O Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum acontece até 29 de agosto, de forma online e gratuita, disponível em todo o território brasileiro. O evento é considerado um dos maiores e mais tradicionais festivais dedicados ao formato do curta-metragem no mundo. Todos filmes e encontros podem ser acessados pelo endereço www.kinoforum.org.

SERVIÇO

32º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS DE SÃO PAULO – CURTA KINOFORUM

19 a 29 de agosto de 2021,

gratuito e online, com acesso pelo endereço www.kinoforum.org

ProAC Expresso Lei Aldir Blanc

Patrocínio: Spcine e Prefeitura Municipal de São Paulo

Realização: Associação Cultural Kinoforum, Sesc e Museu da Imagem e do Som

Correalização: Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Ministério do Turismo e Governo Federal