Documentário ‘O Silêncio das Rosas’ aborda violência doméstica e feminicídio; exibição será no sábado (23) em Guarapuava

Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres exibirá, no próximo sábado (23), o documentário “O Silêncio das Rosas” no Cinema da Unicentro. O filme traz 21 entrevistas: mulheres vítimas de violência, parentes de vítimas de feminicídio, além de profissionais das áreas jurídica, psicológica, médica, policial, entre outros

Dentro da programação alusiva ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava exibirá, no próximo sábado (23 jul 2022), às 19h, o documentário “O Silêncio das Rosas”. A sessão será no Cinema da Unicentro. A ação é em parceria com a Procuradoria da Mulher da Câmara de Guarapuava.

A série de ações da pasta municipal se concentrará no fim de semana, com intervenções artísticas, panfletagem e informação na sexta-feira (22), das 9h às 16h, na Praça 9 de Dezembro; e, às 18h30 do mesmo dia, no Teatro Municipal Marina Karam Primak, palestra com a doutora e professora de direito penal Ana Claudia da Silva Abreu, tema: “Denúncias de Feminicídios e Silenciamentos: Olhares descoloniais sobre a atuação do sistema criminal”.

O objetivo é informar às mulheres vítimas, e também orientar à população, a fim de desconstruir uma aparente impunidade no que diz respeito a crimes contra a mulher.

A programação termina no sábado (23) com a exibição do filme “O Silêncio das Rosas”, que trata sobre violência doméstica e feminicídio. É um documentário financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura com fomento do Instituto Cultural Ingá (ICI). O filme iniciou sua temporada de exibições gratuitas no mês de junho deste ano, na Cidade Canção.

Inteiramente filmada em Maringá, a produção reúne 21 entrevistas: mulheres vítimas de violência – que contam abertamente histórias de dor e sofrimentos -, parentes de vítimas de feminicídio, além de profissionais das áreas jurídica, psicológica, médica, policial, entre outras, que dão embasamento técnico ao assunto.

Os casos de feminicídio de Tatiane Spitzner, de Guarapuava, e de Renata Mugiatti, de Curitiba, são esmiuçados por advogados e familiares. O documentário traz também cenas dramatizadas de situações relatadas pelos entrevistados.

A obra em tela é uma realização da Script Doctor Productions e foi escrita e dirigida por Eliton Oliveira. A produção é de Carol Morais e Eliton Oliveira. Direção de fotografia, Ricardo Rheingantz.

“O feminicídio e a violência contra a mulher precisam ser amplamente discutidos em todas as rodas de conversa e pela mídia. Vivemos uma pandemia de violência contra a mulher”, afirma o diretor, via site do ICI.

De acordo com o presidente do ICI, George Coelho, é importante reforçar o debate sobre o tema. “Precisamos trazer também à tona assuntos delicados que possam promover mudança de mentalidade e gerar criticidade”.

Cartaz do filme (Foto: Reprodução)

FILME
Lei Federal de Incentivo à Cultura

Apoio: Valorem e Arilu.

Patrocínio: Fortgreen, Rivesa, Fertipar, F.A. Colchões, Lowçúcar,

Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá (ICI).

Realização: Script Doctor Productions, Ministério do Turismo, Governo Federal – Pátria Amada Brasil

https://youtu.be/g7GET_GUkwM
Deixe um comentário