Carnaval de Rua abrilhantou Guarapuava nesta terça-feira (13)

Após hiato de cinco anos, a festa foi retomada para ficar de vez no calendário de eventos da cidade

O Carnaval de Rua de Guarapuava foi retomado após cinco anos. Ao som de um bom samba, com atrações locais, comidas e bebidas, os guarapuavanos puderam desfrutar, novamente, de uma das festas mais tradicionais do País nesta terça-feira (13).

Com grande participação popular, o desfile coloriu as ruas do Centro da cidade, onde começou a concentração, e do Parque do Lago, onde ocorreram as apresentações.

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, assegurou o compromisso com a consolidação do carnaval de rua na cidade.

“Estamos muito contentes com a volta desta celebração. Era uma demanda que tínhamos da população. É uma festa histórica, que reúne famílias, movimenta a economia e, principalmente, une as pessoas. Guarapuava não tinha um carnaval de rua há muito tempo. Esperamos que com essa volta e com as parcerias que firmamos, a tradição se consolide novamente”, destacou o prefeito.

Organizado pela Prefeitura de Guarapuava, a partir das Secretarias de Cultura e Turismo e Eventos, e em parceria com o Movimento de Sambistas do Município, o Carnaval de Rua de 2024 é o resgate de um evento histórico.

“A palavra de hoje é emoção. Estou emocionada por estar aqui, revendo amigos e celebrando a vitalidade desta festa. É incrível ver pessoas de todas as idades, jovens e mais velhas, estudantes e artistas, juntas nesta celebração em Guarapuava. Essa parceria entre a Prefeitura e os sambistas locais foi um sucesso. Estou confiante de que no próximo ano a festa será ainda maior. Este evento é um resgate importante, e espero que nunca mais seja esquecido”, reiterou a secretária municipal de Cultura, Rita Felchak.

Foto: Secom/Pref. Guarapuava

Presente, passado e futuro

A primeira escola de samba de Guarapuava foi fundada em 1959. Um dos criadores foi Jozoel de Freitas, o “Tuto”. Um dos filhos de Tuto, Carlos Eduardo Burkhard, o “Dudu do Contempla”, esteve à frente da organização da festividade deste ano. Empolgado, ele comentou sobre seu sentimento ao ver a retomada da festa. “Foi contagiante ver que o Carnaval ainda está inserido, e que as pessoas realmente aceitaram esse projeto. Ver hoje a bateria, ver o meu pai aqui, ver a população, ver o palco com a Flávia cantando agora… Realmente, é isso que é o nosso pagamento”, falou.

Ainda de acordo com Dudu, esta é uma nova era para o Carnaval de Guarapuava. “Para nós, é o início de uma nova etapa e de uma nova era na festividade do Carnaval de Guarapuava. Porque a gente assumiu um compromisso de fazer isso e nunca mais morrer. No ano que vem, tem de volta, e bem maior”, afirmou o mestre da Bateria “Já te Aliso”.

A concentração dos blocos começou às 16h, na esquina da Rua XV de Novembro com a Saldanha Marinho. Um pouco mais tarde, os participantes desfilaram até o Parque do Lago.

O Samba da Flávia foi o primeiro grupo a se apresentar e a animar ainda mais a folia. Depois, vieram os grupos Dazantyga Pagode e Por Acasos. E, para finalizar, o grupo Contemplação.

A população presente no evento saudou a iniciativa de retomar o Carnaval de rua.

“Está sendo divertido, uma energia muito boa. Nos últimos tempos estava meio parado. Agora, parece que estão devolvendo para o povo o que eles querem”, assinalou Arilton Roberto de Castro, de 47 anos.

A festa agradou até quem veio de fora. Natália Raquel, de 34 anos, é paulista e mora em Guarapuava há dez anos. “Eu estou achando massa. Vim para Guarapuava trabalhar, gosto muito do povo daqui. Hoje, o que eu mais gostei foi da galera, da animação e da organização”, disse.