Biblioteca Municipal mantém atendimento presencial e ‘take away literário’

Num dos mais importantes equipamentos culturais de Guarapuava, os leitores encontram obras da literatura brasileira e mundial, além de livros técnicos e pedagógicos; saiba como se cadastrar

Um dos mais importantes equipamentos culturais da famosa “terra do lobo bravo” está novamente de portas abertas à comunidade. A Biblioteca Municipal Padre Ruiz de Montoya, que fica dentro da Casa da Cultura (rua Alcione Bastos, 211, Alto da XV), está com atendimento presencial e “take away literário”.

O espaço mantém um importante acervo de obras da literatura brasileira – incluindo aqui livros escritos por guarapuavanos e paranaenses – e mundial, além de produções técnicas e pedagógicas. E, o melhor é que o empréstimo é totalmente gratuito.

Ainda em meio à pandemia da Covid-19, a Biblioteca Municipal está atendendo de modo presencial, mas com ocupação máxima de 50%. Também é exigido uso de máscara, distanciamento social e utilização de álcool gel.

Mas, para aqueles que preferem escolher sua nova leitura de casa, o Departamento de Cultura disponibiliza um “take away literário”. Basta entrar em contato pelo WhatsApp (42) 3621-4584 e fazer a sua reserva.

A única exigência por parte da instituição é um cadastro de cada novo leitor. É preciso apresentar CPF, RG e comprovante de residência. Da mesma forma, isso pode ser feito presencial ou virtualmente.

“Nós já tivemos vários momentos de flexibilização. Em alguns momentos estávamos abertos e começando a receber pessoas, e depois veio essa possibilidade de fazer o ‘take away’. Mesmo assim, a procura é muito grande, as pessoas leem bastante”, diz a chefe do Departamento de Cultura de Guarapuava, Rita Felchak.

Inclusive, ela ressalta que o intuito é deixar a Biblioteca Municipal cada vez mais popular. Isso vem ocorrendo através do projeto “Viajando pelas histórias”, em que a contação de histórias é levada para escolas e bairros da cidade.

“Muitas pessoas que não conheciam nosso acervo, através das nossas campanhas começaram a conhecer e ficar mais próximas da nossa biblioteca. Eu acredito que, quando tudo voltar próximo do normal, vamos fazer muitas atividades aqui”, citando a realização de salas de leitura e leituras abertas, além de eventos com autores. “Vai ser muito viva”.

Ainda em meio à pandemia da Covid-19, a Biblioteca Municipal está atendendo de modo presencial, mas com ocupação máxima de 50% (Foto: Douglas Kuspiosz/Correio)

ACERVO
O espaço dedicado à leitura ostenta milhares de livros organizados em grandes prateleiras. Na prática, segue o padrão utilizado em outras bibliotecas, além de manter um local para leitura e pesquisa. E, mesmo já tendo um volume de obras impressas, o acervo é constantemente atualizado e expandido, atendendo às demandas dos leitores.

“Nós sempre temos indicações de livros. Todo ano são feitas duas a três compras de livros para compor o nosso acervo”, acrescenta.

MUSEU
O Museu Municipal Visconde de Guarapuava, que também é um relevante equipamento cultural, está em processo de restauração. O imóvel, que é tombado, abriga itens que remontam aos primeiros anos do maior município do Terceiro Planalto do Paraná.

“Daqui a alguns dias já estará aberto para visitas. Por enquanto, é só visitação através do tour virtual”, afirma Felchak. Neste momento, também é possível agendar a ida até o local. “Através do tour você consegue conhecer um pouquinho, porque tem uma narração boa, que conta um pouco de cada móvel, de cada objeto. Mas nada como estar lá presencialmente, para sentir essa emoção”.

A visita virtual ao Museu Municipal Visconde de Guarapuava está disponível CLICANDO AQUI.