1º álbum da Relespública chega ao streaming

Em 1998, o então quinteto curitibano (Fabio Elias, Ricardo Bastos, Emanuel Moon, Kako Louis e Roger Gor) lançou “E o Rock’n Roll Brasil?!”, verdadeira antologia de hits, com destaque para “Capaz de tudo” e “Sol em Estocolmo”

Forjada na união de Fabio Elias (voz/guitarra), Ricardo Bastos (baixo) e Emanuel Moon (bateria), a Relespública é uma banda curitibana de rock que sempre pareceu um power trio. Mas houve uma época em que ela era um quinteto.

Isso faz um bom tempo. Além desses três nomes, a Reles também tinha nessa fase antiga a presença de Kako Louis (voz) e Roger Gor (teclado). Aliás, o primeiro álbum de estúdio da história da banda é com essa formação maior: “E o Rock’n Roll Brasil?!”, lançado em 21 de novembro de 1998 sob o selo Jethro Songs.

Em 2021, esse material acaba de chegar às plataformas de streaming. É a oportunidade de o público conhecer a fase quinteto da Reles. São 12 faixas, 11 de Fabio Elias e o clássico “Neurastênico”, de Betinho e seu Conjunto, pioneiro na cena roqueira do país. Muito mod, ska, soul, ritmo.

Entre as canções de “E o Rock’n Roll Brasil?!”, destaque para “Adeus” (rock balanceado), “O Clarim” (belíssima balada), “Sol em Estocolmo” (espécie de “Here Comes The Sun” do rock nacional) e “Capaz de tudo” (clássico curitibano).

Segundo o “Camaleão – O Menor Jornal do Mundo”, esse disco demorou dois anos para ficar pronto. É que a Reles passou por várias turbulências durante o processo todo: projeto, produção, resgate das fitas, finalização e lançamento. Para complicar, Fabio Elias estava com a voz muito rouca e aí entrou Kako, que assumiu os vocais. Outro que integrou a banda nesse momento foi o tecladista Gor. Assim, o trio virou quinteto e o álbum ganhou o mundo.

Parte do repertório já era conhecido do público em shows. Por isso, “E o Rock’n Roll Brasil?!” ficou com cara de antologia. Logo de cara, o registro vendeu rapidamente: duas tiragens de mil cópias. Além da repercussão na imprensa nacional.

No passo seguinte de sua carreira, a Relespública mudou de Curitiba para o Rio de Janeiro, em 2000. Porém, essa é outra história.

ATUAL
Há muito tempo, a Reles voltou a ser um trio, com os mesmos caras dos primórdios da banda, ao final dos anos de 1980: Fabio, Ricardo e Moon.

Neste ano de 2021, o trio lançou um novo disco de estúdio, também disponível nas plataformas digitais: “Sem ninguém ao lado”, que reúne material raro dos arquivos da banda. A reportagem do CORREIO entrevistou Fabio Elias em julho. CONFIRA AQUI.