Mapzer: Guarapuava utiliza veículo inteligente para reduzir problemas urbanos

As varreduras são feitas mensalmente, contemplando todas as ruas do Município. Após oito meses de uso, dados mostram que as ocorrências estão sendo resolvidas mais rapidamente

A Prefeitura de Guarapuava tem enfrentado desafios urbanos com uma abordagem inovadora, utilizando o veículo inteligente da startup paranaense Mapzer para identificar e resolver problemas nas vias públicas com mais agilidade. Desde junho de 2023, a Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (SMPU) tem registrado e monitorado diversas ocorrências, buscando melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

“Dentre as muitas conquistas e melhorias para Guarapuava, eu destaco o monitoramento feito pela empresa contratada Mapzer como um fator determinante nos cuidados com nossa cidade. A partir desses dados levantados diariamente, podemos identificar e priorizar os serviços prestados à população. O monitoramento agiliza as ocorrências, de modo que os serviços são distribuídos rapidamente para cada Secretaria e, a partir de então, as equipes que fazem parte dessas Pastas, podem desenvolver seus trabalhos com pontualidade e precisão. Estamos, de fato, em uma nova era, no tempo da tecnologia e da eficiência. Estamos na vanguarda”, disse o prefeito Celso Góes.

De acordo com dados fornecidos pelo Departamento de Geoprocessamento da SMPU, no período entre 1 de junho de 2023 e 4 de março de 2024, foram registradas 183.669 ocorrências na cidade. Destas, 22.857 estão em providência, representando 12,3% do total.

As principais ocorrências registradas incluem mato alto, veículos abandonados, buracos, calçadas irregulares e lixo em local inadequado. Houve uma redução significativa no número de ocorrências desde agosto de 2023, quando o sistema entrou em pleno funcionamento após dois meses de testes.

Por exemplo, o número de entulho de obra encontrado diminuiu de 1.818 para 1.180, enquanto o número de buracos nas vias caiu de quase dois mil para 176.

O bairro Boqueirão foi o que mais registrou ocorrências, totalizando 19.523 casos.

Segundo o Secretário Municipal de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu Rosa de Souza, isso demonstra a importância de um monitoramento eficiente para identificar e resolver problemas em áreas com maior demanda.

“Por meio deste mapeamento, conseguimos nos adiantar às situações problemáticas em Guarapuava. Na Secretaria de Planejamento e Urbanismo, integramos os relatórios da Mapzer ao GeoGuarapuava. Isso nos permite localizar os problemas com mais precisão no sistema e acompanhá-los quase que em tempo real”, assinalou.

Com base nas informações coletadas, cada Secretaria pode identificar demandas específicas relacionadas à sua área, priorizando seus esforços de maneira mais eficaz. Isso permite uma abordagem direcionada e eficiente para se entender as necessidades específicas de cada pasta, otimizando o uso dos recursos disponíveis e melhorando a qualidade dos serviços prestados à comunidade.

“Por exemplo, podemos agora monitorar o número de buracos encontrados pela Mapzer em novembro, dezembro, janeiro e fevereiro, e visualizar graficamente sua evolução. Os dados mostram que hoje temos significativamente menos buracos em nossas estradas do que no fim do ano passado. Isso se deve ao planejamento da operação Tapa Buracos, baseado nas informações da Mapzer, o que nos permite resolver os problemas de forma mais eficiente, otimizando as viagens da equipe”, complementou o secretário.

Foto: Secom

MAPZER

O sistema Mapzer, desenvolvido pela startup paranaense de mesmo nome, é uma ferramenta empregada pela Prefeitura de Guarapuava para monitorar e resolver questões urbanas nas vias públicas. Por meio de tecnologia de inteligência artificial e câmeras instaladas em veículos, o sistema realiza o mapeamento em tempo real e coleta informações sobre diversas situações, como buracos nas ruas, calçadas danificadas e veículos abandonados. A detecção desses problemas é feita automaticamente pelo sistema inteligente. Os dados são então integrados ao sistema de geoprocessamento da Prefeitura, permitindo uma análise detalhada das ocorrências e facilitando o planejamento de ações para resolvê-las.

As ocorrências identificadas pelo sistema são direcionadas automaticamente para os setores responsáveis por sua resolução. Por exemplo, buracos na pista são encaminhados para a SURG, enquanto calçadas irregulares são enviadas para a fiscalização de obras.

O sistema gera relatórios detalhados, incluindo mapas de calor das ocorrências, top 10 de problemas, ocorrências por bairro e endereço, evolução mensal das ocorrências, entre outros dados.

Confira as principais ocorrências:

Mato alto: 10.445 ocorrências
Veículo abandonado: 215 ocorrências
Buraco: 5.157 ocorrências
Calçada irregular: 27.080 ocorrências
Lixo irregular: 31.423 ocorrências
Rachadura: 20.654 ocorrências.
Sinalização irregular: 7.742 ocorrências.
Sinalização inexistente: 6.257 ocorrências.
Terreno com mato: 4.985 ocorrências.
Placa comercial irregular: 3.007 ocorrências.
Empoçamento: 2.197 ocorrências.
Fiação irregular: 1.440 ocorrências.
Pichação: 1.240 ocorrências.
Bueiro irregular: 1.146 ocorrências.
Tampa irregular: 1.019 ocorrências.
Cone: 622 ocorrências.
Coleta reciclável irregular: 443 ocorrências.
Placa de trânsito irregular: 379 ocorrências.
Material comercial irregular: 299 ocorrências.
Veículo irregular: 215 ocorrências.