Nova revista impressa aborda literatura, fotografia, artes visuais e jornalismo

O nome da publicação é uma homenagem a “A Invenção de Morel”, do argentino Adolfo Bioy Casares. Saiba mais na edição de hoje da coluna NOTAS TROPICAIS, que tem ainda: oficinas da Casa da Cultura de Guarapuava; livros “Camicleta – Manual dos Proprietários” e “O papel do jornalismo sem papel”; nova tradução de “Ulisses”; e o Prêmio Literário Máquina de Contos

O mercado de publicações impressas recebe a notícia da chegada da revista Morel (IpsisPUB, R$ 80), que é focada em literatura, fotografia, artes visuais e jornalismo. “Em suas páginas, Morel aproxima as linguagens, promovendo encontros, choques e cruzamentos. Traz longos ensaios fotográficos, prosas curtas, poemas narrativos, trechos de romances, diálogos entre texto e imagem, ensaios visuais e cartuns. Traz viagens, perfis, entrevistas, ficções; acima de tudo, é uma revista que busca a criação”, diz a descrição.

O nome da nova revista é uma homenagem a “A Invenção de Morel”, do argentino Adolfo Bioy Casares. Uma máquina que registra e projeta, em tempo real, eventos e retratos de pessoas que viveram em épocas diferentes, promovendo um enlace entre tempos: o tempo presente, o tempo passado, o tempo infinito. “Por isso Morel conversa com atualidades, mas não se prende às armadilhas das pautas presentes, não se esquece nem de mergulhar no passado nem de projetar o futuro. Por isso o lema de Morel é Pessoas & Universos Atemporais. Uma ilha no meio do tumulto do século da internet – um território criado em papéis de sonho, onde o leitor pode soltar a sua imaginação”.

Revista 2
O lançamento da primeira edição da Morel ocorreu no mês de fevereiro, e a periodicidade será bimestral. A revista apresenta generosos layouts, tipologia clássica e escolha distinta de fotógrafos, como J.R. Duran, Luiz Braga, Juan Esteves, Isabel Santana e Gui Christ, além de textos de renomados escritores como Joca Reiners Terron, Giovana Madalosso, Edimilson de Almeida Pereira, Santiago Nazarian e outros. Clique aqui e reserve o seu bilhete para esta deliciosa viagem. Mais informações: www.instagram.com/morel.revista/

Oficinas
A Casa da Cultura de Guarapuava está com inscrições abertas para canto, dança, artes visuais, aprendiz de corporação musical, aprendiz para orquestra e banda municipal, xadrez e workshop de teatro. As aulas estão previstas para iniciar dia 21 de março. Crianças, jovens e adultos interessados em participar podem realizar a sua inscrição de duas formas: na Casa da Cultura, localizada na rua Alcione Bastos, 1.821 – Alto da XV; ou online (link: https://bit.ly/3vzez43). Mais informações pelo fone: 3621-4580.

Oficinas 2
“Estamos reiniciando nossas oficinas artísticas culturais, pretendemos atender às demandas da comunidade que deseja conhecer o mundo da arte. E todas essas oficinas são gratuitas e serão oferecidas em nossos equipamentos culturais, beneficiando a população com renda extra ou apenas diversão e lazer”, ressaltou a diretora do Departamento de Cultura, Rita Felchak.

Camicleta
O escritor Saulo Adami lançará o livro “Camicleta – Manual dos Proprietários” (Estrada de Papel, 2022) no próximo dia 15 de março. É a história de dois jovens empreendedores movidos pelo sonho de construir uma bicicleta voadora. Personagens criados por Walther Negrão, são sócios proprietários da oficina de bicicletas “Shazan-Xerife & Cia.”, na pequena cidade de Nova Esperança, e foram vividos na telenovela “O Primeiro Amor” (1972) e na série de TV derivada (1972-1974) por Paulo José e Flávio Migliaccio. A capa do livro é do artista Pete Wallbank (Reino Unido).

Capa do livro é do artista Pete Wallbank (Foto: Reprodução)

Autor
Saulo Adami é jornalista, escritor (com mais de 100 obras publicadas) e conhecido como um dos maiores pesquisadores sobre a franquia “Planeta dos Macacos”. Ele já esteve em Guarapuava apresentando livros e ideias.

Papel
A Matrix Editora acaba de lançar o livro “O papel do jornalismo sem papel”, do jornalista Carlos Monforte, sobre a transformação digital nas redações. O autor trabalhou em jornais como A Tribuna, O Estado de S.Paulo; mas sua passagem mais conhecida é na TV Globo (“Bom dia Brasil”).

Batalha
A turma do rap se junta neste sábado (5 mar 2022), às 16h, para uma nova edição da Batalha da Ucrânia, em Guarapuava. Mas calma que não tem nada a ver com violência ou conflito armado. Trata-se apenas de uma saudável disputa em cima de rimas e base rítmica, bem ao estilo da cultura urbana do hip hop. O evento é aberto e será na Praça da Ucrânia. Mais informações: www.instagram.com/batalhadaucrania/

Ulisses
Com o objetivo de celebrar o centenário de publicação de “Ulisses” em 2022, a Ateliê Editorial prepara uma nova tradução do romance de James Joyce por 18 autores-tradutores. O livro, “Ulisses, a dezoito vozes”, está previsto para junho deste ano, mês do Bloomsday – comemorado no dia 16 – e que homenageia o personagem da obra, Leopold Bloom. A edição da Ateliê Editorial tem ainda o apoio da Embaixada da Irlanda no Brasil e será coordenada por Henrique P. Xavier.

Ulisses 2
A proposta do projeto é justamente “transcriar” a obra de Joyce por meio de 18 criativas e importantes vozes da literatura, das artes, da tradução e do universo de estudos “joycianos” do Brasil. Para cada capítulo, foi selecionada a melhor pessoa para alcançar em português as singularidades da densa obra do autor. Nomes como Julián Fuks, Guilherme Gontijo Flores, Willy Corrêa de Oliveira e Denise Bottmann participam da obra.

Prêmio
A segunda edição do Prêmio Literário Máquina de Contos está com inscrições abertas até o dia 11 de abril. Serão escolhidos três cintos vencedores, que serão publicados na plataforma Máquina de Contos, além de um prêmio de R$ 2 mil. A disputa é aberta a brasileiros maiores de 18 anos que não tenham publicado comercialmente livros completos, em mídia digital ou impressa. Serão admitidos autores que tenham participado de coletâneas de contos. Os textos enviados serão analisados por Tiago Velos, escritor e doutro em Literatura, Cultura e Conhecimento, e Sérgio Tavares, escritor, jornalista e crítico literário. A primeira edição do prêmio contou com 1.344 contos inscritos. Os vencedores foram os gaúchos Ana Carolina Schmidt Ferrão e João Pedro Burzlaff Lopes e a mineira Lara Firmino Araújo. Todos já tiveram seus contos publicados na plataforma. Para regulamento e inscrições, clique aqui: https://www.maquinadecontos.com.br/premio/index.html

Deixe um comentário