Livros inéditos na coleção Vaga-Lume

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a editora Ática, que passou a editar a partir dos anos de 1970, lança agora “Ponha-se no Seu Lugar!”, da escritora e pesquisadora Ana Pacheco

Selo importante na formação de leitores no século 20, a coleção Vaga-Lume acena atualmente com a publicação de livros inéditos.

Quem tem mais de 40 anos deve se lembrar de ter lido algum volume da histórica série (“O mistério do cinco estrelas”, “O escaravelho do Diabo”, “A ilha perdida”, “Éramos seis”, entre tantos). Eram narrativas simples, envolventes e dinâmicas; voltadas principalmente para o público infanto-juvenil. Livro perfeito para iniciar na leitura.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a editora Ática, que passou a editar a partir dos anos de 1970, lança agora “Ponha-se no Seu Lugar!”, da escritora e pesquisadora Ana Pacheco, descrito como uma releitura de “O Nariz”, do russo Nikolai Gógol, para os tempos atuais.

A reportagem assinada por Walter Porto conta que a autora “descreveu a intenção de criar uma história para comentar o desconforto dos jovens com a própria aparência”.

O jornal ainda diz que, nos próximos meses, a Ática, que hoje faz parte do grupo Somos Educação, pretende publicar a ficção científica “Os Marcianos”, de Luiz Antonio Aguiar, e estuda investir em outros lançamentos dentro da coleção.

O retorno ao material inédito rompe um hiato de 12 anos.

Em seus tempos áureos, a Vaga-Lume era figura fácil em bibliotecas escolares, tendo seus livros disputados a tapa por crianças e jovens. Havia até um ranking informal medindo a preferência dos leitores. Mas hoje em dia, será que esse tipo de literatura ainda desperta interesse? Afinal, o público de hoje está mais envolvido com séries e filmes ofertados pelos serviços de streaming…

Deixe um comentário