Editora Melhoramentos está em nova fase

A editora Melhoramentos tem 130 anos de história; confira esta nota e mais uma dica cultural: “Desagradável”, documentário sobre a banda Gangrena Gasosa

A centenária editora Melhoramentos, uma das mais tradicionais do Brasil no segmento infantil (vide Ziraldo e Mauricio de Sousa), está em nova fase. Ela mudou sua identidade visual e promete apostar em nova linha de publicações. Entre os destaques, estão as obras voltadas para o público YA (Young Adult), com conteúdo que alia educação e entretenimento, além de parentalidade e autodesenvolvimento.

Autores
Em suas redes sociais, a Melhoramentos apresentou recentemente uma lista de autores que passam a fazer parte do time: Guga Mafra, Fabio Yabu, Christian Figueiredo, Ana Beatriz Brandão, Bruna Leite, Laila Zaid e Kiusam de Oliveira. “Chegaram para promover a reflexão de temas contemporâneos, além de entretenimento de qualidade para a família”, diz o post da editora.

Bueno
Mas talvez o nome mais conhecido e de destaque no casting da Melhoramentos seja o do historiador Eduardo Bueno. Ele é conhecido pelas participações em programas da Rede Globo e nas redes sociais, com canal oficial no YouTube, por exemplo. Peninha, como é mais conhecido, utiliza estilo informal com uma linguagem mais acessível e se tornou um historiador pop. No campo das letras, ele é autor da Coleção Brasilis.

História
A editora Melhoramentos tem 130 anos de história. Ela nasceu em 1890, quando o empreendedor Antônio Proost Rodovalho enxergou uma oportunidade e decidiu que já era hora do Brasil, em larga escala, produzir seu próprio papel. De lá para cá, a Melhoramentos cresceu e, além da indústria de papel e celulose, se tornou um dos maiores nomes do mercado editorial do país, publicando livros que estão marcados no coração dos leitores a gerações.

Documentário
Dica de filmes na coluna. Da série “pérolas perdidas no streaming”. Trata-se do documentário “Desagradável” (2013, Black Vomit Filmes), disponível gratuitamente no site da SPCine Play (https://www.spcineplay.com.br/) e no YouTube. Dirigido por Fernando Rick, conta a história da banda de rock pesado Gangrena Gasosa. Ela surgiu nos anos de 1990 no Rio de Janeiro, com uma proposta muito maluca: fazer um “sarava metal”, ou seja, misturar Heavy Metal e Hardcore com macumba.

Detalhe da capa do filme (Foto: Reprodução)

Documentário 2
Só para se ter uma ideia, os integrantes da Gangrena Gasosa se apresentam vestidos de entidades da Umbanda. Sem contar que, durante os shows, os fãs recebiam “banhos de despachos”. É uma verdadeira coleção de histórias engraçadíssimas que ganham o status de lenda dentro do rock brasileiro. “Desagradável” é repleto de entrevistas com ex-integrantes e a formação atual quando o doc foi realizado, além de figuras da música, caso de BNegão, Marcelo D2, João Gordo, Jello Biafra (ex-Dead Kennedys), Dado Villa-Lobos. É um longa-metragem só para os fortes. São duas horas de histórias sobre espancamentos, atropelamentos de trem, represálias pela Europa.

Deixe um comentário