Região de Guarapuava é uma das principais no abastecimento atual de batatas no mercado nacional

Além da cevada e do malte, a região de Guarapuava é conhecida pela alta produção de batatas. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em levantamento divulgado nesta terça-feira (23), o entorno guarapuavano é um dos principais responsáveis pelo abastecimento do mercado brasileiro – outros são Água Doce (SC) e Bahia.

Aliás, a região da “terra do lobo bravo” iniciou a colheita da segunda parte da safra no começo de abril.

Para maio, as previsões indicam uma tendência de diminuição na oferta, à medida que a safra das águas vai chegando ao fim. Porém, a Chapada Diamantina (BA) ainda deve manter um bom ritmo de colheita, conforme apontam pesquisadores do Cepea.

De modo geral, o mercado de batata avança abril com oferta praticamente estável e pequenas variações de preços. Segundo pesquisadores do Cepea, a área colhida na parcial deste mês se mantém semelhante à do período anterior.

Como resultado, as cotações caíram ligeiros 2%, para R$ 78,19/saca de 25 kg (preço ponderado pela classificação) na média das lavadoras do País.

CLIMA
No mais recente boletim de condições meteorológicas, o Departamento de Economia Rural (Deral) aponta que a batata 2ª safra encontra-se em sua maior parte em frutificação, e os produtores estão realizando os tratos culturais necessários.

***Com informações do Cepea/Esalq