Prefeitura de Turvo promove 1º Seminário de Erva-Mate

Evento reuniu mais de 100 produtores do Município e de cidades da região

Na última quinta-feira (28 de julho), aconteceu o 1º seminário de Erva-Mate em Turvo, realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária.  O evento contou com o apoio das entidades Embrapa Florestas, Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR), Instituto Água e Terra (IAT) e Unicentro.

O seminário foi aberto pelo Prefeito Jeronimo Gadens do Rosário, que deu boas vindas para quem estava presente.

Gratuito, o seminário apresentou muitas novidades do mercado e conhecimento sobre a produção da erva-mate. Foram realizadas palestras sobre as tecnologias para produção de erva-mate, apresentada pelo doutor em agronomia e supervisor da Embrapa Florestas, Ives Clayton Gomes dos Reis Goulart.

Já o doutor em Ciências Biológicas e pesquisador da Embrapa Floresta, Guilherme Schuhli, falou sobre os caminhos para a meliponicultura na pequena propriedade rural. O tema erva-mate: uma potencialidade para novos mercados foi discutida pela engenheira florestal do IDR-PARANÁ, Vivian Rank Kerninski e pelo engenheiro agrônomo Thiago Moraes de Oliveira .

“O objetivo é criarmos um ambiente de sustentabilidade e desenvolvimento na cadeia de erva-mate do nosso município e região” ressaltou Flávio Luiz de Oliveira, Secretário de Agricultura e Pecuária. 

Conforme a Prefeitura, com a participação de produtores de Turvo, Campina do Simão, Guarapuava, Santa Maria do Oeste e Pitanga e outras cidades da região, assim como com a participação de Secretários dos municípios vizinhos, o seminário foi um sucesso, registrando mais de 100 participantes.

O evento integra as ações do Programa Ecomate, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, que pretende distribuir 30 mil mudas de erva-mate para mais de 100 produtores rurais inscritos no programa.

*Assessoria com edição

Deixe um comentário