Prazo para envio da declaração do ITR 2022 vai até 30 de setembro

O envio da documentação é obrigatório para proprietários de propriedades rurais

Proprietários e produtores rurais de todo o país têm até o fim deste mês para enviar a declaração de Imposto Territorial Rural (ITR) 2022. A obrigação de apresentar o documento abrange a pessoa física ou jurídica, exceto a imune ou isenta, proprietária, titular do domínio útil ou possuidora a qualquer título, inclusive a usufrutuária, um dos condôminos e um dos possuidores.

A multa para o contribuinte que apresentar a declaração depois do prazo é de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso. Se depois da apresentação da declaração o contribuinte verificar que cometeu erros ou omitiu informações, deve retificá-la apresentando nova declaração, antes de iniciado o procedimento de lançamento de ofício, sem a interrupção do pagamento do imposto.

Segundo a Receita Federal, até o dia 12 de setembro 2.973.886 milhões de contribuintes já haviam enviado a declaração. No Paraná, o número era de 206.376 declarações. A expectativa é que 525.441 declarações sejam recebidas pela Receita Federal, em 2022.

Em Guarapuava, o Sindicato Rural dá orientações sobre o ITR e realiza a declaração para o produtor mediante uma taxa (os sócios têm descontos). Para obter os valores, os interessados podem consultar a entidade, situada na Rua Afonso Botelho, nº 58, Bairro Trianon. Outras informações: 42 3623 1115.

*assessoria com edição

Deixe um comentário