Mobilizadora informal, moradora de Turvo organiza turmas para o SENAR-PR

Em suas andanças pelo município, a agente de saúde Eliane Pedroso ajuda a reunir pessoas da comunidade para os mais diversos treinamentos

Agente de saúde no município de Turvo, Eliane Pedroso aproveita suas andanças pela vizinhança para identificar diversas demandas da comunidade. Diante das necessidades, a profissional da área de saúde vai além. Conforme transita pelas casas das pessoas, Eliane reúne interessados em fazer cursos do SENAR-PR. E, quando atinge o número suficiente de participantes, vai atrás do sindicato rural local para viabilizar a turma, que ela sempre faz questão de participar, tamanho seu entusiasmo pelos treinamentos da entidade.

Nesse sistema, Eliane já fez cursos de horta, panificação, inclusão digital e está terminando um na área de produção de morangos. “Faço questão de ajudar a organizar as turmas e participar porque os cursos são muito bons, trazem bastante conhecimento. E esse é o caminho para melhorarmos a qualidade de vida no campo. O conhecimento empurra para melhorias na vida, pois a gente consegue fazer as coisas gastando menos, gerando renda”, aponta.

A relação de Eliane com o SENAR-PR começou em 2010, antes mesmo de se tornar agente de saúde (em 2015). Como vive com o marido e as duas filhas em uma propriedade rural de 22 hectares, sendo 12,1 hectares dedicados à cultura da erva-mate, ela identificou a necessidade de se capacitar para o desenvolvimento da atividade.

“Eu comecei a fazer cursos em 2010, para buscar conhecimento. O nosso forte é a erva-mate, mas também plantamos uma lavoura e temos ovelhas e suínos. Para consumo familiar, a gente tem bois de corte e vacas de leite”, descreve.

No passado, os cursos do SENAR-PR já contribuíram para a geração de renda. Eliane aprendeu a fazer pães em uma das capacitações da entidade e vendia a produção pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O ingresso no serviço público exigiu a descontinuidade da produção de pães, mas sem deixar de lado a vocação para mobilizar a comunidade local.

“Estamos construindo uma fábrica de pães e geleias na comunidade, com 72 metros quadrados, toda equipada, com investimento de R$ 240 mil. Tomei a frente deste projeto, pois quero trazer melhorias para todos da comunidade onde moro”, compartilha Eliane.

CURSOS

O SENAR-PR possui à disposição dos produtores rurais mais de 250 títulos de cursos, todos gratuitos e com certificado. Para acessar a lista completa, basta clicar aqui.

*Sistema FAEP/SENAR-PR

Deixe um comentário