Entre Rios teve 62h de frio abaixo de 7.2ºC em 2023, aponta app do IDR-PR

O aplicativo Horas Frio Paraná foi criado para auxiliar os produtores na tomada de decisão sobre intervir na quebra de dormência de culturas; os dados são de estações meteorológicas do próprio IDR e do Simepar

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater) lançou um aplicativo de smartphone para ajudar produtores rurais e profissionais de ciências agrárias a saber a quantidade acumulada de horas de frio ao longo do ano em diversos municípios paranaenses.

O Horas Frio Paraná tem como objetivo auxiliar o usuário a decidir sobre a necessidade de estimular artificialmente a quebra de dormência em culturas de clima temperado. A ferramenta pode ser baixada gratuitamente nas lojas App Store e Google Play.

De acordo com o aplicativo, em Guarapuava, na região do distrito de Entre Rios, o total de horas de frio contabilizadas com temperaturas abaixo de 7.2º C até a última atualização, no dia 2 de julho, era de 62h em 2023. Já com menos de 13º C, a soma era de 784h. A ferramenta não especifica o total de cada mês.

No ano passado o Instituto já monitorava as horas de frio no Estado, mas com versão para computador, disponível no site do IDR-Paraná. Na mesma região de Entre Rios, o total com menos de 7.2º C no ano foi de 272h. Até junho, eram 167h. Em relação aos meses com mais ou menos horas, abril teve o menor registro, com 6h, e maio o maior, com 89h. Na avaliação de menos de 13ºC, a soma anual foi de 1568h, com destaque para os meses de agosto com 339h e abril, com 101h. Em junho, foram 313h.

Os dados são das estações meteorológicas do IDR-Paraná e do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), contabilizados a partir de 1º de janeiro de 2023.

AJUDA
O aplicativo ajuda o produtor ou profissionais que acompanham propriedades e identificar a necessidade de intervir na quebra de dormência de algumas culturas. As frutíferas de clima temperado, como a macieira e o pessegueiro, por exemplo, perdem as folhas e entram em repouso nos dias frios e curtos do inverno para acumular as reservas, que são os nutrientes, hormônios e açúcares, que serão usadas na brotação, florescimento e frutificação do ciclo seguinte.

No entanto, só haverá essa brotação satisfatória de frutos se houver acúmulo de um certo número de horas (varia conforme a espécie) de temperatura do ar inferior a um determinado parâmetro – por exemplo 7,2 ºC.

“Na ausência da satisfação necessária de frio durante o inverno, típica de regiões tropicais e subtropicais, ocorre brotação deficiente e desuniforme, redução e irregularidade na abertura das gemas florais e vegetativas e, consequentemente, redução da produtividade”, explica a agrometeorologista Heverly Morais.

Se a somatória de horas de frio não atingir a quantidade necessária, a quebra de dormência das plantas deve ser feita com a aplicação de agroquímicos. E é exatamente para ajudar na tomada dessa decisão que entra o aplicativo desenvolvido pelo IDR-Paraná.

COMO FUNCIONA
A ferramenta apresenta duas opções para os produtores. Uma delas é a categoria de acúmulo de temperaturas abaixo de 7.2ºC e de 13ºC. Esta está disponível para 20 municípios, sendo eles: Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cerro Azul, Curitiba, Cândido de Abreu, Entre Rios – Guarapuava, Francisco Beltrão, Lapa, Palmas, Palotina, Pato Branco, Pinhão, Piraquara, Planalto, Ponta Grossa, Santa Tereza do Oeste, Teixeira Soares, Toledo e Salto Caxias – entre Capitão Leônidas Marques e Nova Prata do Iguaçu.

Já o segundo aponta a somatória de temperaturas inferiores a 15º C e a 18º C, abrangendo 10 localidades: Assis Chateaubriand, Bandeirantes, Bela Vista do Paraíso, Cambará, Cianorte, Londrina, Maringá, Paranavaí, Umuarama e Xambrê.

Nele o usuário tem apenas que selecionar qual dos dois grupos deseja analisar e depois, escolher de qual município deseja obter os dados. Também é possível conhecer a equipe técnica responsável pela criação e atualização do aplicativo.

Deixe um comentário