Desfile de tratores e inauguração do Centro de Eventos Agrária marcam o terceiro dia de comemorações do aniversário de Entre Rios

De acordo com Tábata Schukz, a única embaixadora mulher do Mega Encontro, o evento é uma celebração da prática agrícola no Brasil

Continuando a celebração dos 70 anos de Entre Rios, na manhã desta sexta-feira (7) foi realizado o Mega Encontro de Tratores.

Percorrendo um trajeto de 3,5 km, os cerca de 1.500 tratores desfilaram pela PR 540, a rodovia que interliga as cinco colônias que compõem o distrito de Entre Rios.

De acordo com Tábata Schukz, a única embaixadora mulher do Mega Encontro, o evento é uma celebração da prática agrícola no Brasil. “É um evento de extrema responsabilidade, tem muita gente que vê como algo mais informal, como se fosse um passeio, mas não é. É um evento auditado, regrado muito seriamente. O Guiness é muito detalhista, então temos que cumprir certas exigências além de reunir os tratores”.

Mesmo sem o recorde, o objetivo foi conquistado, mais de 1.500 tratores participaram do Mega Encontro. “Esse evento é muito importante para a comunidade, porque o pessoal fica empenhado, vindo gente até de outros estados, então é algo muito bom não só para a cidade de Guarapuava, como para o Paraná e o Brasil inteiro e eu fiquei muito feliz em poder participar e prestigiar”, observa Eder Teixeira, um dos participantes do evento.

O ex-prefeito Cesar Silvestri Filho também participou do evento. “Conquistamos o objetivo de fazer o maior encontro de tratores do mundo, mostrando toda a força do agronegócio do Brasil, em especial de Guarapuava, dando destaque a capacidade de mobilização dos nossos produtores, da união em torno de propósitos conjuntos e de grande importância”, ressaltou.

“Conquistamos o objetivo de fazer o maior encontro de tratores do mundo, mostrando toda a força do agronegócio do Brasil, em especial de Guarapuava”, diz o ex-prefeito Cesar Silvestri Filho

NOTA OFICIAL
Em nota oficial à imprensa, o Comitê Organizador do Mega Encontro de Tratores informa que o evento teve a presença de 1.529 máquinas. O número é superior ao registrado no Canadá, em 2010.

“Entretanto, para ser certificado pelo GUINNESS WORLD RECORDS® como novo recorde mundial, o desfile precisou seguir uma série de critérios já estabelecidos. Infelizmente, não foi possível cumprir todos os requisitos necessários para a completa homologação da nova marca”.

Apesar disso, o comitê ressalta “o lindo exemplo de mobilização deixado por todos os produtores rurais que se uniram em prol do grande objetivo do Mega Encontro de Tratores: mostrar a força do agronegócio e valorizar o trabalho árduo dos homens e mulheres do campo”.

CENTRO DE EVENTOS
Ainda na programação, foi inaugurado durante a tarde de sexta-feira, um mega espaço para a realização de eventos, que comporta cerca de 10 mil pessoas, o Centro de Eventos Agrária.

“Esse espaço irá fomentar o turismo em Guarapuava, pensando no pós-pandemia para a realização de muitos eventos, principalmente voltado para o agronegócio. Guarapuava é referência nesse segmento, os frutos estão vindo graças ao povo trabalhador que está na cidade, no campo e nos Distritos. Viva Guarapuava e viva Entre Rios”, destaca o prefeito Celso Góes.

“Os 70 anos de Entre Rios e todo o seu crescimento e desenvolvimento é fruto de muito trabalho das pessoas que aqui residem. É um povo acolhedor que mantém a sua tradição, a cultura e riquíssimas histórias. A inauguração desse espaço é uma grande vitória para o Distrito e para a cidade de Guarapuava. Viva os 70 anos de Entre Rios”, complementou a deputada estadual Cristina Silvestri.

Para o presidente da Agrária, Jorge Karl, a construção do novo Centro de Eventos é uma conquista e valorização do distrito de Entre Rios. “O centro de eventos era uma demanda dos cooperados e uma necessidade também da comunidade para os eventos, tudo com recursos diretos dos cooperados e trabalhadores. Esse espaço vai poder abrigar todos os eventos da própria grade, da comunidade, mas também vai poder trazer vários eventos para o nosso município de Guarapuava, além de fazer um turismo temático, incrementando cada vez mais o nosso município e nossa colônia no Paraná”, observa.

Foi inaugurado durante a tarde de sexta-feira, um mega espaço para a realização de eventos, que comporta cerca de 10 mil pessoas, o Centro de Eventos Agrária (Foto: Secom)

GRANDE DESENVOLVIMENTO
Representando o Governador do Estado, o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, enalteceu as comemorações e destacou Guarapuava como uma cidade de grande desenvolvimento na agricultura. “No dia de hoje [sexta-feira], o Ministério da Agricultura divulgou que a cidade de Guarapuava está entre as seis cidades mais fortes e mais ricas do agronegócio do Brasil e isso é um grande orgulho para o Estado do Paraná. E isso se reflete com a construção de um grande espaço como esse, abrigando grandes eventos e shows, importantes para a colônia e para a cidade”.

Além disso, durante a cerimônia ele realizou a entrega da licença de instalação para as novas estruturas da maltaria. “Vai ser entregue em tempo recorde a licença de instalação, de um trabalho realizado pela Agrária e do Governo do Estado, para a expansão da maltaria, trazendo uma grande conquista para os cooperados”, complementa Sandro.

PRESENÇAS
Também fizeram parte dos eventos desta sexta-feira, o vice-prefeito e secretário de Obras, Samuel Ribas, a primeira dama e secretária de Turismo, Katriane Mila, o secretário de Agicultura, Itacir Vezzaro, o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, a vereadora Bruna Spitzner, o vereador Celso Costa, vereador Valdemar dos Santos, vereador Silvionei de Quadros, o secretário de Agricultura do Estado do Paraná, Norberto Ortigara, o deputado estadual Artagão Júnior, o comandante do 16º BPM, tenente-coronel Joas Lins, além de cooperados e representantes de entidades, empresas e do poder público ligados ao setor agropecuário.

*********Com reportagem da Secom