Dois embates de rivalidade regional marcam abertura do Campeonato Paranaense 2022

Em Curitiba, o Athletico põe em campo seu time de aspirantes para receber o Paraná, no clássico entre as forças da Capital. Já no Interior, as cidades de Maringá e Londrina revivem uma rixa histórica no duelo entre o Dogão maringaense e o Tubarão londrinense

Em meio à disparada de casos de Covid-19, um “verdadeiro tsunami”, o futebol profissional do Estado dá o pontapé inicial da temporada 2022 neste fim de semana.

De todos os jogos da 1ª rodada do Campeonato Paranaense, destaque para os clássicos regionais.

Em Curitiba, a velha rivalidade é posta à prova no derby Athletico-PR x Paraná Clube, marcado para este domingo (23), às 16h, no Estádio Joaquim Américo.

Novamente, o Furacão jogará com seu time de aspirantes, uma vez que a equipe principal está em pré-temporada visando Recopa, Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil.

Já o Paraná vem de uma fase decadente, com sucessivas quedas no Campeonato Brasileiro (a última o levou à Série D) e crise financeira. Hoje o Tricolor é a quarta ou quinta força do Estado.

Rivalidade entre Paraná e Athletico é posta à prova neste domingo (Foto: Wesley Carvalho/Agência Action/FPF)

‘LONDRINGÁ’
No Norte do Paraná, as cidades de Maringá e Londrina tem uma rivalidade histórica no futebol, desde a época do Grêmio Esportivo Maringá (GEM) contra o Londrina Esporte Clube (LEC) no famoso Clássico do Café.

O tempo passou, o GEM sumiu e reencarnou diversas vezes. Na lacuna deixada, surgiu outro tanto de projetos esportivos. O mais recente e consistente se chama Maringá Futebol Clube (MFC), que já fez até mesmo uma final contra o Londrina, em 2014. Alguns apelidaram de “Londringá” esse novo capítulo na rixa regional.

Neste domingo (23), às 16h, o Dogão visitará o Tubarão para a 1ª rodada do Paranaense, no Estádio do Café, em Londrina. Do lado londrinense, Vinícius Eutrópio começa sua caminhada no comando técnico; e, do lado maringaense, Jorge Castilho, que já apagou incêndios no passado, será o treinador.

DEMAIS
O primeiro jogo da edição 2022 está marcado para este sábado (22), às 16h, no Couto Pereira, onde Coritiba e Cianorte se enfrentam. A grande novidade do Leão do Vale para a temporada é o experiente volante Ralf (37 anos), ex-Corinthians, com 11 taças no currículo.

Nesse mesmo dia, no Oeste do Estado, o Estádio Regional Arnaldo Busatto será palco para FC Cascavel e Rio Branco, às 19h. Vice-campeã estadual em 2021, a Serpente Aurinegra tem como trunfos a manutenção do técnico Tcheco e o calendário para o ano todo, com Copa do Brasil e Série D do Brasileirão; já o Leão da Estradinha, que quase foi rebaixado no ano passado, aposta no meia Guilherme Biteco (ex-Grêmio e Paraná).

No domingo (23), às 11h, SãoJoseense e Azuriz se enfrentam em São José dos Pinhais. É um embate entre duas equipes caçulas no futebol profissional do Estado, com vantagem da Gralha de Pato Branco, que se firmou na elite e agora alça voo na Copa do Brasil e na Série D. Por sua vez, o anfitrião foi campeão da Segundona do ano passado e manteve o xerifão Dirceu na zaga.

E, fechando a 1ª rodada, às 19h de domingo tem Operário Ferroviário e União no Germano Krüger, em Ponta Grossa. Depois de um rebaixamento, a equipe de Francisco Beltrão voltou com tudo, sendo vice-campeã da Divisão de Acesso de 2021. E o Fantasma quer um ano melhor, pois lutou contra o rebaixamento na última edição da Série B do Brasileirão.

TRANSMISSÃO
Os jogos do Paranaense serão transmitidos por meio de assinatura do serviço de streaming N Sports, que detém os direitos.

Outra opção é por meio da TV Assembleia. Na quinta-feira (20), a Assembleia Legislativa do Paraná e a Federação Paranaense de Futebol (FPF) firmaram uma parceria para levar as partidas à TV aberta. As transmissões iniciam neste domingo (23), através do canal 10.2 em TV Aberta e também pela Claro/Net no canal 16, às 15h30 com o pré-jogo da partida entre Athletico Paranaense e Paraná Clube.

Deixe um comentário