Pluto TV conta com canal dedicado a Jaspion e Black Kamen Rider

Pluto TV é um serviço de streaming com acesso grátis; confira esta e outras notas sobre cultura e entretenimento

O serviço de streaming Pluto TV, com acesso gratuito, conta com o canal ao vivo Tokusato. É uma seção de transmissão linear (como nas TVs tradicionais) que reúne aquelas séries japonesas dos anos de 1980, caso de O Fantástico Jaspion e Black Kamen Rider (quem não se lembra da TV Manchete?). Para acessar, basta instalar o aplicativo da Pluto TV em seu smartphone; ou entrar pelo navegador (link https://pluto.tv), no caso de smartvs e PCs.

On demand
Além da programação linear, a Pluto TV também oferece conteúdo on demand: séries e filmes que podem ser assistidos a qualquer momento. O catálogo não é tão atual e farto quanto a Netflix, por exemplo, mas tem a vantagem de ser gratuito e com vídeos em boa qualidade. Para os nostálgicos, tem preciosidades como “Jeannie é um gênio” e “A feiticeira”; ou premiados do porte de “Blue Jasmine” e de sucessos do tipo “Carga explosiva 3”.

Marina
A cantora e compositora Marina Lima (aquela de “À francesa” e “Fullgás”) está com duas novidades no ar. Uma é o lançamento do EP “Motim”, já disponível nas plataformas digitais. O material conta com quatro faixas inéditas: “Nóis” (Marina Lima), “Pelos Apogeus” (Marina Lima), “Motim” (Marina Lima/ Alvin L./ Giovanni Bizzotto) e “Kilimanjaro (Marina Lima/ Alvin L. / Alex Fonseca)

Songbook
Outro lançamento é o songbook “Música e Letra”, que reúne todas as partituras e letras das 175 canções já gravadas por Marina Lima. Organizado pela ordem cronológica dos 21 discos lançados entre 1979 e 2018 (incluindo 4 bônus do EP Motim), este é o primeiro e único material a reunir sua obra completa. Download gratuito pelo site da cantora (http://marinalima.com.br/musica-e-letra/).

Detran
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) lançou um e-book (CLIQUE AQUI) com explicações sobre as principais alterações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A lei 14.071/2020 começa a valer nesta segunda-feira (12). Dentre as diversas mudanças estão a ampliação do prazo de validade do exame de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), aumento do limite de pontos para suspensão do direito de dirigir e a criação do registro de bons condutores.

Oficinas
A escritora Clara Averbuck está com inscrições abertas para suas oficinas online: escrita criativa, utopias e distopias & criando personagens mulheres. Com mais de 20 anos de carreira, a autora tem nove livros publicados (caso de “Toureando o Diabo”), experiência com roteiros e peças, além de passagem pela imprensa e mercado editorial. Para mais informações, entre em contato por e-mail (cepontinho@gmail).

Documentários
Até 18 de abril, o público tem a oportunidade de assistir à 26ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários. Devido à emergência sanitária decorrente da pandemia de Covid-19, o festival é todo online e gratuito (http://etudoverdade.com.br/br/home/). A exibição é feita em datas programadas e com tempo de limite para assistir.

Lançamento
Uma das boas novidades do mercado livreiro em 2021 é o lançamento de “Enciclopédia negra” (ed. Cia das Letras, R$ 89,90), de Flávio dos Santos Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Moritz Schwarcz. De Abdias do Nascimento a Zeferina e Zumbi dos Palmares, 416 verbetes biográficos que encenam um reencontro do Brasil com a memória silenciada de milhões de pessoas negras.

Flipoços
A 16ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços) está marcada para acontecer virtualmente entre os dias 21 e 25 de julho. A GSC Eventos Especiais, organizadora do festival, escolheu como tema desta edição Literatura, design e tecnologia: a nova década em suas mãos. Buscando inovar e apresentar alternativas que atendam o mercado editorial, a empresa apresentará nesta sexta (9), às 10h30, o novo formato do evento para editoras e imprensa.

Livro
O Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançou o livro “500 dias de Resgate: Memória, Coragem e Imagem” (https://bit.ly/3mpdpBo) sobre o trabalho de recuperação dos acervos atingidos por um incêndio em setembro de 2018. A obra apresenta um panorama do trabalho realizado pela equipe de resgate do Museu Nacional/UFRJ ao longo de 500 dias, além de imagens e depoimentos dos pesquisadores envolvidos.

Jornal
A edição mais recente do jornal de literatura Cândido, publicação mensal da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), é toda ela dedicada ao universo feminino na literatura. O número 116 também traz apenas conteúdos produzidos por colaboradoras. São textos, fotos e ilustrações que formam um painel variado, composto por diferentes vozes e olhares. O jornal pode ser lido gratuitamente na internet (link: www.bpp.pr.gov.br/Candido).

Deixe um comentário