Vila Jordão responde à consulta pública ‘Guarapuava para Todas’

Durante o encontro, a equipe abordou o tema da “economia do cuidado”, ainda pouco conhecido pelas participantes. O termo designa o trabalho, na maioria das vezes realizado por mulheres, com dedicação à sobrevivência, ao bem-estar e/ou à educação de pessoas

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres levou a consulta pública “Guarapuava para Todas” à Vila Jordão, na terça-feira (12). Apesar do tempo instável, as moradoras responderam ao questionário e participaram de outras atividades.

“Queremos que a consulta seja acessível para todas as guarapuavanas, por isso nosso empenho em levar essa oportunidade aos locais mais distantes. Cada uma é muito importante para termos um diagnóstico mais completo e fiel da realidade vivida por elas, pautando as políticas públicas da cidade”, explicou a secretária municipal Priscila Schran.

Márcia Neves Gonçalves (39 anos) mora próximo ao local do evento. “Através desta consulta pública, a Secretaria vai ouvir da gente o que realmente falta. Cuido da minha filha sozinha, então a gente precisa muito disso, de um tempo para nós. Para que a gente faça alguma atividade, então é muito bom saber que irão ter conhecimento do que falta aqui na vila”, comentou.

Durante o encontro, a equipe abordou o tema da “economia do cuidado”, ainda pouco conhecido pelas participantes. O termo designa o trabalho, na maioria das vezes realizado por mulheres, com dedicação à sobrevivência, ao bem-estar e/ou à educação de pessoas. “Nunca ouvi falar, foi a primeira vez e fui muito bem orientada por todo mundo aqui em todas as perguntas que tinha dúvida”, complementou Márcia.

ATIVIDADES
Além do questionário, as moradoras puderam fazer design de sobrancelhas com o Instituto Embelleze, aferir a pressão, receber orientação sobre câncer de mama e colo do útero com o Departamento de Enfermagem da Unicentro e um brinde foi sorteado para quem respondeu à consulta pública. O evento também contou com a distribuição de algodão doce.

ENTRE RIOS
No dia 19, a Secretaria da Mulher volta para a estrada com a consulta pública e visita as mulheres do distrito de Entre Rios, além de levar outras atrações.