Vereadores pedem garantia de acolhimento hospitalar para a população

Como solução imediata, o Comitê pede a ampliação da estrutura de atendimentos do Hospital Regional, com abertura de novos leitos e contratação de profissionais

Os vereadores do Comitê Extraordinário de Enfrentamento à Pandemia, da Câmara de Guarapuava, estiveram nesta sexta-feira (21) na 5ª Regional de Saúde, que é o órgão do Governo do Estado no município, e também com o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, para expor a grande preocupação com a saúde da população e auxiliar na busca por soluções para a situação delicada que a cidade enfrenta. As vagas de UTI estão 100% ocupadas e as de enfermaria estão quase no limite.

As vereadoras Profª Bia, Bruna Spitzner, Cris Wainer, Profª Terezinha e os vereadores João Napoleão, Marcio Carneiro, Pedro Moraes, Dognei e Paulo Lima solicitam, por exemplo, informações sobre novos leitos a serem liberados para o município e os critérios de recebimento de pacientes do Hospital Regional. 

Como solução imediata, o Comitê pede a ampliação da estrutura de atendimentos do Hospital Regional, com abertura de novos leitos e contratação de profissionais. 

“Estamos hoje com mais de 2 mil pessoas infectadas pelo coronavírus e com possibilidades de transmissão da doença, isso nos preocupa muito e é o motivo de estarmos em contato com a Promotoria de Justiça, a 5ª Regional e a própria Prefeitura. Estamos buscando a ampliação do número de leitos para desafogar a UPA e queremos que o Governo do Estado garanta o acolhimento hospitalar para a nossa população”, explicou o vereador Pedro Moraes, que também é Presidente da Comissão de Saúde.

Uma cópia do ofício entregue à Chefe da 5ª Regional de Saúde, Eliane Harmuch, foi enviada à Promotoria de Justiça.

Para o Chefe do Legislativo, vereador João Napoleão, a ação faz parte do trabalho intenso que o Comitê vem realizando no sentido de auxiliar para que se encontrem caminhos resolutivos e amenizar o sofrimento de pacientes e familiares que aguardam atendimento. 

“É um momento em que nós, como representantes públicos, não podemos ficar parados e estamos realmente engajados na busca, juntamente com o Prefeito, das melhores soluções para este momento tão sério que estamos vivendo. Estamos acompanhando com muita preocupação diuturnamente os números e dando o nosso apoio a todas as medidas necessárias para contenção das transmissões”, disse.

O Líder do Prefeito na Câmara, vereador Marcio Carneiro, enfatizou que o Comitê tem o objetivo de somar forças. “Estamos vigilantes, atuantes e à disposição para ajudar a encontrar soluções. A Câmara não ficará omissa e vamos juntos até conseguirmos resolver esta situação e não deixarmos a nossa população sofrendo do jeito que está”, ressaltou. 

As informações são da assessoria da Câmara Municipal de Guarapuava.