UTFPR Guarapuava oferta 148 vagas para Graduação pelo SISU

As inscrições ficam abertas até sexta-feira (1º de julho); o Campus de Guarapuava oferta quatro cursos

Até sexta-feira (1º de julho) está aberto o prazo para inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2022.2. A Universidade Tecnologica do Paraná (UTFPR), campus de Guarapuava, oferta 148 vagas de ensino superior, nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Tecnologia em Sistemas para Internet e Tecnologia em Manutenção Industrial.

Para concorrer à vaga, basta ter feito o ENEM 2021 e se inscrever com a nota no SISU por meio do site: https://acessounico.mec.gov.br/, escolher o curso ao qual deseja concorrer e realizar o processo de matrícula caso seja convocado nas listas publicadas no site da UTFPR (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/estudenautfpr/sisu).

Além disso, para aqueles que não realizaram o ENEM em 2021 ou perderam o prazo para inscrição no SISU, também devem ficar atentos ao site da universidade para o edital de Complemento da Lista de Espera, que pode ser uma nova oportunidade para concorrer à vaga na 2ª chamada e subsequentes. 

CURSOS

Contando com uma ampla estrutura no bairro Cidade dos Lagos, o Campus Guarapuava da UTFPR proporciona graduação de excelência, com dois cursos com conceito máximo no MEC (5 de 5): Engenharia Civil e Tecnologia em Manutenção Industrial, e dois cursos com a segunda melhor nota (4 de 5): Engenharia Mecânica e Tecnologia em Sistemas para Internet.

O curso de Tecnologia em Manutenção Industrial, noturno e com formação em 3 anos, forma um profissional que poderá atuar no planejamento, supervisão e execução de projetos e tem como campo de atuação o planejamento e a implantação de instalações industriais, a supervisão e a execução de sistemas de manutenção industrial, a implementação de processos, os treinamentos, a capacitação de equipes e o fomento de novos processos produtivos.

Também noturno e com formação em 3 anos, o profissional em Tecnologia em Sistemas para Internet é capacitado para planejar, implementar, administrar, promover e aprimorar com técnica o desenvolvimento de sistemas para internet; gerenciar projetos de sistemas, inclusive com acesso a banco de dados, com aplicação para a rede mundial de computadores em suas páginas web; cuidar da análise de desempenho e demais características de uma rede de computadores para otimizar o seu funcionamento; e tratar da segurança para sistemas online.

Já a Engenharia Civil, com duração de 05 anos e regime integral (manhã e tarde), tem ampla atuação profissional para desenvolver projetos, dimensionar e especificar os materiais e sistemas a serem utilizados, bem como executar obras de construção civil, chefiar equipes, supervisionar os prazos, os custos e o cumprimento das normas de segurança, saúde e meio ambiente, exigindo que os materiais empregados na obra estejam de acordo com as normas técnicas em vigor, garantindo o desempenho da edificação.

E o Engenheiro Mecânico, após formado será capaz de desenvolver, projetar, dimensionar e fazer manutenção referentes a sistemas mecânicos (equipamentos, máquinas, elevadores); sistemas térmicos (câmaras frigoríficas, sistemas de aquecimento, caldeiras e condicionamento de ar); processos de fabricação (indústrias de fundição, usinagem, conformação mecânica); e sistemas hidráulicos e pneumáticos e bombas. O curso também é integral (manhã e tarde) e tem duração de 05 anos.Além de Guarapuava, a UTFPR oferta diversos outros cursos entre os 13 campi espalhados pelo estado do Paraná. A lista dos cursos disponíveis pode ser consultada no site: https://portal.utfpr.edu.br/cursos/graduacao.

*Assessoria UTFPR com edição

Deixe um comentário