Urgência do Trianon retoma atendimentos 24 horas, em Guarapuava

A Urgência do Trianon estava fechada para obras na sala de enfermagem, sala de emergência e no atendimento da pediatria

A Prefeitura Municipal reabre nesta quinta-feira (20) a Urgência do bairro Trianon. Além de descentralizar os atendimentos clínicos gerais e emergenciais da UPA do Batel e da Primavera, segundo o prefeito Celso Góes, o sistema irá aprimorar e agilizar o atendimento, trazendo mais segurança à população.

“Preparamos a unidade para o atendimento de saúde mais adequado, para que as pessoas sejam atendidas com segurança, principalmente nesse momento em que estamos com um grande índice de casos ativos na cidade. Queremos desafogar as UPAs que a partir de hoje centralizará apenas suspeitas e casos positivos de coronavírus”, destacou.

MUDANÇA

A Urgência do Trianon estava fechada para obras na sala de enfermagem, sala de emergência e no atendimento da pediatria. Agora, de acordo com a Prefeitura, fará o atendimento de outras necessidades de saúde, desde que não sejam Covid-19. 

Os pacientes suspeitos ou confirmados do novo coronavírus devem procurar as UPAs dos bairros Batel e Primavera. 

Segundo o secretário de Saúde, Jonilson Pires, a medida foi tomada para diminuir a circulação de pessoas que procuram atendimento emergencial sem ser Covid em locais que são procurados, como os Centros de Triagem. 

“Precisamos evitar ao máximo a aglomeração de pessoas que ainda não estão infectadas nestes locais. Por isso referenciamos as outras unidades para covid-19 e preparamos esse espaço para um atendimento eficaz e seguro para população”, destacou.

EQUIPAMENTOS

Na ocasião, Celso Góes recebeu do Governo do Estado três novos respiradores, três monitores paramétricos e três ventiladores pulmonares que irão auxiliar o município no combate à pandemia. 

“Após articulações entre o município, a 5ª Regional, o governador do Estado, por meio do [secretário de Estado da Saúde] Beto Preto, estamos muito felizes porque recebemos hoje equipamentos que irão para a UPA Batel e Primavera. Pode parecer simples, mas esses equipamentos irão salvar muitas vidas”, finalizou.

TRIANON

A coordenadora da Urgência do Trianon, Angela de Camargo, destacou que a população deve procurar o pronto atendimento se não houver problemas respiratórios que possam estar ligados à Covid-19. Além disso, a procura deve acontecer se for de extrema urgência, como riscos de infartos, acidentes, pessoas que tenham fraturas e cortes, e crises convulsivas.

“Orientamos aos pacientes antes de procurar a emergência, ir até a Unidade de Saúde Básica mais próxima de sua casa e, caso haja agravamento e a necessidade do atendimento, aí sim podem procurar a emergência”, informou. 

As informações são da Secretaria de Comunicação (Secom) de Guarapuava.