Unicentro arrecada frascos de vidro para o Banco de Leite Humano de Guarapuava

Uma das coordenadoras do Banco de Leite Humano do Hospital São Vicente de Paulo, Roberta Rossa, parceira do projeto nas arrecadações, ressalta a importância das doações e explica que a preferência se dá por vidros médios com tampas de plástico, isso porque cabem mais facilmente nos congeladores das mães doadoras

A Unicentro está sempre procurando formas de contribuir e auxiliar projetos que beneficiem a comunidade na qual está inserida. Uma dessas maneiras é através dos projetos de extensão nas diversas áreas de ensino da universidade. Seguindo essa premissa é que o projeto de extensão Numame, que é o Núcleo de Estudos, Promoção e Proteção do Aleitamento Materno, desenvolvido na unidade escola de enfermagem do campus Cedeteg, lançou a campanha de arrecadação de vidros para coleta de leite humano.

A coordenadora do projeto e docente do departamento de Enfermagem da Unicentro, Isabella Schroeder Abreu, explica que o Numame tem como um dos objetivos promover a educação em saúde sobre a prática do aleitamento materno e também sobre a doação do leite humano com profissionais da área da saúde e da comunidade. “Além de realizar a coleta de leite humano como uma unidade parceira do Banco de Leite Humano do Hospital São Vicente de Paulo, no município de Guarapuava, de realizar acompanhamentos e orientações sobre o aleitamento materno para mulheres em processo de amamentação. Também tem como objetivo realizar e divulgar campanhas sobre a doação do leite materno, banco de leite humano, inserindo também os alunos de graduação do curso de Enfermagem e demais cursos da área da saúde no projeto”.

Isabella destaca que a campanha de doações de vidros se dá pela alta demanda dos frascos para o armazenamento do leite humano. Ela explica que após o recolhimento, os vidros serão esterilizados para que esse leite possa ser pasteurizado e oferecido para bebês, principalmente os nascidos prematuros. “O objetivo é a gente adquirir os vidros para doação do leite, porque a demanda, muitas vezes, de leite ela é grande e não se tem o número de frascos necessários. Então, essa campanha visa diminuir a diminuição da quantidade dessas embalagens, que são embalagens essenciais para o trabalho do banco de leite onde é coletado o leite dessas mães, dessas mulheres doadoras”, diz.

TIPO DE VIDRO

Uma das coordenadoras do Banco de Leite Humano do Hospital São Vicente de Paulo, Roberta Rossa, parceira do projeto nas arrecadações, ressalta a importância das doações e explica que a preferência se dá por vidros médios com tampas de plástico, isso porque cabem mais facilmente nos congeladores das mães doadoras. “Frascos de vidro com tampa de plástico são a forma mais adequada para se armazenar o leite materno. Estes são resistentes às variações de temperatura. Então, eles podem ser fervidos ou levados ao congelador. Recomenda-se que a doação seja feita daqueles vidros que tem uma ‘boca larga’ e com tampa de plástico, mas também nós aceitamos doações dos vidros de conserva, como de pepino, palmito, que posteriormente são compradas tampas. Então, a gente consegue receber as doações desses frascos também”, explica.

Além disso, a enfermeira enfatiza, ainda, a importância da parceria entre a Unicentro e o Banco de leite, já que essa é uma forma de ampliar as formas como as mães em período de amamentação podem conhecer e doar o leite materno. “A parceria entre a Unicentro e o Banco de Leite Humano garante uma maior amplitude nas ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Isso vai trazer inúmeros benefícios tanto para a população em geral, principalmente as mães e os bebês, mas também para os acadêmicos”.

O caráter pedagógico do projeto também foi salientado pela professora Isabella, que destaca que qualquer pessoa pode doar os vidros e participar da campanha que garantirá o armazenamento correto do alimento de recém nascidos e bebês que necessitem do leite humano nas UTIs neonatais. “Essa diminuição da doação dos fracos atrapalha o processo de coleta e também a manutenção do produto dentro do Banco de Leite Humano para que ele seja entregue nas UTIs neonatais. Sem os frascos não tem como armazenar o leite doado. Então, é muito importante. Para colaborar com a doação dos frascos, com a nutrição desses bebês não é preciso ser mulher e nem estar amamentando, qualquer pessoa pode contribuir tornando-se doador de frascos de vidro e participando dessa campanha”, discorre Isabella.

SERVIÇO

A campanha de arrecadação de vidros para coleta de leite humano segue por tempo indeterminado. Para doar, basta o interessado se dirigir a um dos pontos de arrecadação distribuídos na direção do Campus Cedeteg e no Núcleo de Apoio à Estratégia Saúde da Família (NASF), da Vila Carli. Após a doação, os frascos serão recolhidos e enviados ao Banco de Leite Humano do Hospital São Vicente de Paulo.

*********Texto: Unicentro.br

Deixe um comentário