Temporal castiga Guarapuava nesta terça-feira (27); volume foi de quase 100 mm no espaço de três horas

Em poucas horas, as ruas do centro e dos bairros ficaram completamente alagadas e várias casas e estabelecimentos comerciais foram tomados pela enxurrada

Fortes chuvas começaram a cair no município de Guarapuava desde o início da noite desta terça-feira, 27 de dezembro. Em poucas horas, as ruas do centro e dos bairros ficaram completamente alagadas e várias casas e estabelecimentos comerciais foram tomados pela enxurrada.

Três equipes da Defesa Civil do Município estavam em campo prestando os atendimentos necessários, como distribuição de lonas, apoio na retirada de móveis e, caso necessário, na remoção de pessoas para um lugar seguro.

Às 20h30, a Defesa Civil do Estado emitiu um alerta de vendaval e chuvas intensas para a região toda a região. O aviso de alerta vale por seis horas, ou seja, até as 2h30 desta quarta-feira, 28 de dezembro.

A orientação é para que todos os moradores procurem um local seguro para se abrigar até que o socorro chegue.

A prefeitura de Guarapuava, por meio da Defesa Civil e Assistência Social, informa que prestará toda ajuda necessária para amenizar o problema.

Neste momento, equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros trabalham nos Bairros Xarquinho, Primavera, Vila Carli, Vila Concórdia, Dos Estados, Jardim das Américas e Feroz I e II, locais mais atingidos na cidade. Além disso, há equipes da Assistência Social nas ruas para encaminhamentos das famílias desalojadas, caso seja necessário.

Mais atualização sobre os números de atendimentos e pessoas assistidas, a qualquer momento.

VOLUME

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o volume de chuvas foi de 58.6 mm somente no horário de 21h nesta terça-feira em Guarapuava.

Depois, às 22h, choveu mais 11.6 mm. No horário de 23h, caiu mais 24.0 mm; e, à meia-noite, 3.6 mm.

QUARTA-FEIRA

Para esta quarta-feira (28 dez), a previsão do Simepar é de tempo instável no Paraná, por conta do gradual avanço de um sistema frontal pelo Sul do Brasil. “Chuvas ocorrem em qualquer hora do dia em vários setores do Estado, com condições para tempestades (chuvas, raios e ventos fortes). Por conta desta situação de instabilidade, as temperaturas se elevam um pouco mais lentamente. Contudo, a sensação de abafamento persiste”, segundo o site do sistema.

Em Guarapuava, probabilidade de ocorrência de chuva é de 98%, com precipitação acumulada de 17.1 mm para esta quarta.

SERVIÇO

Os alertas podem ser feitos pelos telefones:

Corpo de Bombeiros: 193

Defesa Civil: (42) 9 98089831 ou, (42) 9 98133269

****Com informações da Secom/Prefeitura de Guarapuava

Deixe um comentário