Servidores da Secretaria de Educação e Cultura participam de palestra da Conferência Guarapuava 2035

A palestra ministrada pelo professor José Mota Filho debateu como a educação está se reinventando durante o período da pandemia

Durante a manhã desta segunda-feira (25), na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), educadoras da rede municipal de Guarapuava participaram da palestra CG Educação, que integra a Conferência Guarapuava 2035.

“A tecnologia está 100 % ligada à educação, no momento em que não pudemos estar dentro da sala de aula, tivemos que pensar em estratégias e trazer a inovação para que o ensino chegasse de forma efetiva aos nossos alunos. A  inovação que empregamos no ambiente em que trabalhamos, pode transformar e mudar o mundo”, destacou o secretário de Educação e Cultura, Pablo de Almeida.  

Com o slogan “Bem vindo ao Futuro”, o pesquisador, professor e entusiasta em metodologias ativas de aprendizagem e tecnologias educacionais, José Mota Filho apontou como a educação está se reinventando e quais as fases que foram desencadeadas no antes, durante e no início de pós-pandemia. 

“A educação em si mudou bruscamente do analógico para o digital, para o ensino remoto. E a tendência é mudarmos cada vez mais de forma rápida. A conferência 2035, nós trás habilidades em que teremos que criar como o pensamento antecipatório, pensar no futuro a capacidade de analisar tendências, olhar para o mundo e entender as tendências, sistematizando e entendendo todo complexo com várias cabeças pensantes que irão inovar o mundo”, explicou o professor. 

CONFERÊNCIA GUARAPUAVA 2035

Coordenada pelo Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação e formada por entidades de diversos segmentos, a Conferência Guarapuava 2035 segue até 9 de dezembro. A programação pode ser acompanhada pelo aplicativo CG 2035, disponível nas versões para Android e IOS.

*******Informações da Secretaria de Comunicação (Secom).