Serviço prevê geada de intensidade ‘forte’ para a região de Guarapuava nesta quinta-feira (29)

O frio foi intenso no sul do Paraná nesta quarta (28), com vários municípios registrando temperaturas negativas: General Carneiro com -5,1º C (às 8 horas) e Palmas com -5,0º C (às 7 horas). Destaque ainda para Inácio Martins (-2,7º C), Entre Rios (-2,9º C) e Guarapuava, no Centro, com -1,8º C

Como já era esperado, a quarta-feira (28) foi de frio intenso em todo o Paraná. As previsões vinham alertando desde a semana passada para a chegada dessa terceira onda no inverno em 2021.

Em Guarapuava, os termômetros registraram -1,8º C por volta de sete da manhã de hoje, conforme medição do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Mas a sensação térmica era de -4º C.

“O frio foi intenso no sul do Paraná. No mapa os menores valores nesta manhã, com vários municípios registrando temperaturas negativas. No sul do estado, General Carneiro com (-5,1º C às 8 horas) e Palmas com (-5,0º C às 7 horas). Destaque ainda para Inácio Martins com -2,7º C e Entre Rios -2,9º C”, disse o meteorologista Fernando Mendonça Mendes, via site do Simepar.

Para esta quinta-feira (29), que promete ser o dia mais frio da semana, o sistema Alerta Geada avisou que uma forte massa de ar polar se estabelece sobre o Paraná e o frio se intensifica. A quinta deve ser de geadas fortes e moderadas em praticamente todas as regiões do Estado. Uma das localidades é Guarapuava, cuja previsão é de temperatura mínima de -4º C, com máxima chegando a 10º C.

O Alerta Geada recomenda a proteção da produção cafeeira nas regiões produtoras. Não é o caso de Guarapuava e vizinhança. “Além do café, culturas como hortaliças, tomate, milho, pastagens, frutíferas tropicais, entre outras, também poderão ser afetadas pelas geadas”, diz o serviço.

Já na sexta-feira (30), Guarapuava deve continuar na área da ocorrência de “geada forte”, com previsão de zero grau. A massa de ar frio e seco continua atuando sobre o Paraná nesse dia e mantém as temperaturas muitas baixas com previsão de mais um dia de formação de geadas nas diversas regiões paranaenses.

Segundo o Simepar, Guarapuava teve -1,8º C às sete da manhã desta quarta-feira (28); mas com sensação térmica de -4º C (Foto: Reprodução)

PARANÁ
Segundo o Simepar, nesta quinta-feira a massa de ar mais frio e seco manterá a condição de tempo estável em todo o Paraná.

“Por ser uma forte massa de ar frio, as temperaturas mínimas serão rigorosas entre o período noturno e o amanhecer e, apesar do predomínio de sol em grande parte do Estado, as temperaturas máximas não devem se elevar muito, caracterizando assim um dia de frio intenso sobre o Paraná”, avalia o instituto meteorológico.

As condições atmosféricas também serão favoráveis para a ocorrência de geadas amplas sobre o Estado.

PAÍS
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a frente fria avança mais rapidamente ao longo do dia 28 (quarta-feira) pelo Sudeste (leste de São Paulo com maiores volumes), sul de Minas Gerais e, na sequência, no Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Entre a noite de terça-feira (27) e ao longo da quarta (28), o ciclone extratropical no Oceano Atlântico provocará a intensificação do vento no litoral da Região Sul e promoverá o aumento de umidade na Campanha Gaúcha e áreas serranas de divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

“Está mantida a previsão de que, além da Região Sul, entre os dias 28 e 31/07, o ar frio predominará por toda a Região Sudeste, Centro-Oeste e sudoeste da Amazônia Legal, ocasionando mais um episódio de Friagem; e que no período de 30/07 a 01/08, o ar frio deverá atingir também pelo sul da Bahia e partes do interior da Região Nordeste (declínios de temperaturas entre 6ºC e 4°C, especialmente nas áreas de maior altitude)”, diz o site do INMET.

Deixe um comentário