Serviço de convivência e fortalecimentos de vínculos oferece oficinas gratuitas

Os vídeos das oficinas podem ser acessados na página do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no Facebook

Em um momento onde a principal medida de contenção do novo coronavírus é o isolamento social, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Guarapuava, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), está oferecendo oficinas gratuitas. 

O trabalho é para crianças, adolescentes, jovens e pessoas idosas que são atendidas pelos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), mas também estão disponíveis para a população em geral. São diversas oficinas para motivar a população, que podem ser assistidas de casa e em qualquer horário.

“Na página temos oficinas que são extremamente importantes e o diferencial é que ela pode ser acessada por qualquer pessoa, especialmente pelas que não têm condições de pagar. Tem aula de canto, violão, alongamento, aulas de ginástica, contação de história para crianças e idosos, danças gauchescas, entre outras”, contou a responsável pelo SCFV, Ana Paula Moliani.

 O serviço oferece, também, aulas técnicas e teóricas de direção de kart para crianças e adolescentes. A intenção é que, assim que possível, essas aulas se tornem presenciais. “Eles aprendem sobre mecânica, como funciona a troca de pneu, que tipo de pneu é usado. Isso pode despertar o interesse dos jovens em fazer um curso técnico em mecânica ou algum outro curso relacionado à área. Então, nós estamos direcionando o jovem para uma profissionalização, pensando lá na frente”, afirmou Ana Paula.

Para as pessoas idosas são oferecidas oficinas de musicalização, contação de histórias, alongamento e dança gaúcha. Segundo Ana Paula, são atividades importantes por atingirem uma área do cérebro que não é alcançada pelo Alzheimer. “Então quando a pessoa retoma aquela parte da música lá dos anos dourados, além de gerar um bem-estar, ajuda com relação ao Alzheimer, pois a música é armazenada em uma área do cérebro diferente das outras memórias, muitas vezes as pessoas esquecem nomes de familiares, mas lembram das canções que lhes marcaram”, finalizou.

PALESTRAS

Nas terças-feiras a página do SCFV oferece palestras que tratam de saúde e nutrição. Nelas são oferecidos cardápios nutricionais, dicas sobre o SUS com uma médica e informações sobre a saúde da mulher.

Nas sextas-feiras são postados vídeos sobre os serviços ofertados pela assistência social, quais são os direitos da população e em que departamentos buscar atendimento.

OFICINAS

Canto e Violão, Xadrez, Ginástica, Dança Gaúcha, Corrida de kart, Musicalização Infantil, de Adolescentes e para pessoas idosas e atividade física/alongamento para idosos.

As crianças que são referenciadas no CRAS têm direito ao empréstimo de violão. Os pais assinam um termo de responsabilidade para devolver quando a aula tornar a ser presencial.

ONDE ASSISTIR

Os vídeos das oficinas podem ser acessados na página do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no Facebook, através do link: https://m.facebook.com/assistenciasocialdeguarapuava/?ref=bookmarks#

SCFV

O SCFV é um Serviço da proteção Social Básica que possui entre outras atribuições, a prevenção das vulnerabilidades sociais. Tendo com público, crianças, adolescentes e suas famílias, inseridas no Cadastro Único.

****Secom/Pref. de Guarapuava****