Semana do Meio Ambiente: confira 10 projetos de destaque no Paraná

Programas ambientais implantados nos últimos anos fizeram o estado atingir marcas até então consideradas inatingíveis, trazendo reconhecimento internacional na área da sustentabilidade

O início de junho é marcado por um evento importante em prol da preservação do planeta no Brasil: a Semana Nacional do Meio Ambiente, instituída em 1981. A escolha deste período tem relação com o Dia Mundial do Meio Ambiente, que é celebrado anualmente em 5 de junho. Considerada a maior data internacional sobre o tema, a iniciativa é realizada anualmente desde 1974 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

E o Paraná tem muito a celebrar nesta semana. Programas ambientais implantados nos últimos anos fizeram o estado atingir marcas até então consideradas inatingíveis, trazendo reconhecimento internacional na área da sustentabilidade.

Confira 10 projetos ambientais de destaque no Paraná:

1) PARANÁ MAIS VERDE
O programa tem como objetivo despertar a consciência ambiental e promover a restauração da cobertura florestal por meio da produção e plantio de árvores nativas. Desde 2019, foram cultivadas e distribuídas 5,5 milhões de mudas por todo o Paraná – o equivalente a 3 mil campos de futebol! As mudas são oriundas dos 19 viveiros mantidos pelo Instituto Água e Terra.

2) PARQUES URBANOS
Os Parques Urbanos transformam áreas degradadas, com erosões e lixões, em locais de preservação da água e do solo, além de criar uma opção de esporte e lazer para a comunidade. O programa já recebeu investimentos de R$ 72 milhões e está levando mais qualidade de vida a 63 municípios. É o maior programa de parques urbanos do país!

3) RIO VIVO
Visa a preservação da vida aquática nas 16 bacias hidrográficas do Estado, oferecendo melhores condições para seu desenvolvimento. O projeto atingiu este mês a marca de 2,5 milhões de peixes juvenis de espécies nativas soltos nos rios paranaenses! Também promove a educação ambiental junto às crianças.

Foto: Assessoria

4) PATRULHA AMBIENTAL
A Patrulha Ambiental auxilia os municípios a recolher e destinar o lixo corretamente e a combater queimadas e incêndios florestais. São caminhões pipa, caçamba, poliguindastes, dentre outros – que muitas administrações municipais, especialmente as de cidades menores, jamais teriam condições de adquirir por conta própria.

5) PARANÁ ENERGIA SUSTENTÁVEL
Tem como objetivo agilizar o licenciamento da atividade com foco na redução da emissão de Gases de Efeito Estufa, atendendo a um dos princípios da Agenda 2030 da ONU. A intenção é fazer com que a produção de energia limpa no estado, por meio de empreendimentos de pequeno porte, tenha uma nova dinâmica para a emissão de licenciamento ambiental, reduzindo o tempo de espera pela permissão.

6) FAUNA PROTEGIDA
O Paraná promove várias iniciativas para gestão e conservação da fauna. São nove centros de apoio e atendimento à fauna silvestre já inaugurados ou em fase de implantação – Londrina, Cascavel, Guarapuava, Curitiba, Maringá, Cornélio Procópio, Toledo, Foz do Iguaçu, Ponta Grosa e Litoral. Quando os animais estão aptos a voltar à natureza, são devolvidos para áreas de proteção adequadas à espécie, e quando não podem mais sobreviver na natureza, são destinados a entidades mantenedoras licenciadas.

7) CASTRAPET
Busca o controle populacional de cães e gatos e a prevenção de zoonoses por meio da esterilização gratuita animais de para famílias de baixa renda e de ONGs. Até o momento, já foram 26 mil pets castrados em 124 municípios. Após a cirurgia, os bichos ganham um microchip de identificação e as famílias levam gratuitamente a medicação.

8) LIXO 5.0
Implanta projetos-piloto de novas tecnologias de tratamento de resíduos sólidos e geração de energia nos municípios. A primeira experiência foi no Centro-Oeste do estado,em Roncador, com a primeira usina térmica do Brasil que trata resíduos sólidos urbanos sem poluir o meio ambiente, com uma tecnologia inovadora que os transforma em cinzas e diminui em até 97% a massa do material introduzido no sistema. As cinzas geradas podem ser aproveitadas para fabricação de asfalto, blocos cerâmicos e insumo agrícola.

9) POLINIZA PARANÁ
O objetivo é instalar colmeias de abelhas nativas sem ferrão em diversas cidades para reintroduzir polinizadores nativos, pois muitos se encontram ameaçados de extinção, além de despertar a consciência ecossistêmica e a compreensão do funcionamento harmonioso da natureza. As espécies indicadas são Guaraipo, Jataí, Mandaçaia, Mirim e Manduri.

10) ICMS ECOLÓGICO
O Paraná foi o primeiro estado do país a adotar o dispositivo, que remunera os municípios que preservam o meio ambiente por meio de Unidades de Conservação ou preservação de mananciais. Em três décadas, já foram mais de R$ 7 bilhões em repasses.

Deixe um comentário