SEMADS anuncia plantão de atendimento nas unidades do CRAS para cadastrados do CadÚnico

O objetivo é suprir a demanda de atendimento que triplicou nos últimos meses

Buscando alternativas para o aumento na demanda por atendimento nas unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), inicia, a partir do dia 27 de agosto, plantões nas unidades do CRAS. A ação tem o intuito de suprir a demanda por atualização e registro de novas famílias no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). 

“Nos últimos meses, as nossas equipes têm sentido que a demanda triplicou nas unidades do CRAS. A grande maioria dessas solicitações são por registro de novas famílias e atualização do CadÚnico. Como estão sendo liberados novos benefícios pelo Governo Federal, as pessoas querem regularizar seus cadastros em busca dos auxílios”, explica a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Lodi.

A Secretaria reforça a orientação do Ministério da Cidadania, que somente é  necessário que o cadastro seja atualizado de dois em dois anos. No entanto, a SEMADS explica que existem exceções em alguns casos específicos, como: Alteração de renda da família (Aumento ou diminuição da renda mensal); Mudança na composição familiar (morte de alguém, nascimento, separação ou casamento); Troca de endereço ou troca de unidade escolar de crianças e adolescentes, com isso, essa atualização pode ser feita antes.

CADASTRO

O Cadastro Único (CadÚnico) é o principal instrumento do governo para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais como Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de dar direito ao Auxílio Emergencial e ao Auxílio Brasil, entre outros benefícios.

O planejamento da Secretaria é que os plantões sejam realizados todo o último sábado do mês em uma das unidades do CRAS, iniciando em 27 de agosto, e perdurando por quatro meses, ou seja, até 26 de novembro. 

“Como isso é uma demanda nacional, o sistema muitas vezes fica instável. Por isso, estamos propondo os plantões para tentar sair do período onde muitos cadastradores estão ativos no sistema. Além disso, possibilitamos que as pessoas que não podem ir até a unidade durante a semana, consigam receber o atendimento”, finaliza a secretária. 

PROGRAMAÇÃO

27 de agosto (CRAS 2)

24 de setembro  (CRAS 3)

29 de outubro (CRAS 1)

26 de novembro (CRAS 4)

Os atendimentos nas unidades durante o plantão, são das 8h30 às 12h e das 13h às 17h. Nos demais dias, o atendimento nas quatro unidades do CRAS do município não terá alteração.

*Secom/Pref. de Guarapuava