Sebrae Paraná instala Hub de Inovação no Cilla Tech Park, em Guarapuava

Espaço voltado à inovação permite a troca de experiências entre os empreendedores e apoia a geração de novos negócios

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento do ecossistema de inovação de Guarapuava, o Sebrae Paraná instalou o Hub de Inovação, no Cilla Tech Park. No local, empreendedores têm acesso a ações de inovação e suporte para o desenvolvimento de projetos inovadores.

Para o CEO do Cilla Tech Park, Géri Natalino Dutra, ter o Sebrae dentro do Parque é um diferencial e amplia a possibilidade de um trabalho colaborativo. “Com a troca de experiências é possível gerar sintonia e sincronia nos resultados. Isso é importante para que não se tenha perda de tempo em um mercado que é bastante dinâmico”, avalia. 

Segundo ele, o HUB de Inovação vai permitir ainda que os empresários tenham acesso, de forma rápida, a ferramentas e soluções necessárias para seus negócios. “O Sebrae tem expertise no apoio aos pequenos negócios e startups. Quem ganha é o empreendedor”, comenta. 

O gerente da Regional Centro do Sebrae Paraná, Joel Franzim Junior, diz que a criação do espaço dentro do Cilla Tech Park vem ao encontro do movimento para o fortalecimento do ecossistema de inovação do Município, que teve início em 2017, e contou com o envolvimento do Sebrae Paraná, instituições de ensino superior, empresas, poder público, habitats de inovação, ICTI´s e entidades que visam o desenvolvimento local e regional. 

A articulação já traz resultados. O ecossistema de inovação de Guarapuava é um dos semifinalistas do Prêmio Nacional de Inovação, na categoria Ecossistema de Inovação em Desenvolvimento. O Município conta com quatro pré-incubadoras e incubadoras, parque tecnológico e centros de inovação. Além disso, também foi criada a Conferência Guarapuava 2035, na qual são debatidas ações baseadas nos eixos ‘Políticas Públicas para Inovação’, ‘Ecossistema de Inovação’, ‘Educação e Empreendedorismo Inovador’ e ‘Guarapuava, uma cidade da próxima geração’.

“O Hub de Inovação é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido, e irá conectar empresários às soluções necessárias para o fortalecimento de seus negócios possibilitando a geração de inovação”, comenta Joel.

***Assessoria Sebrae