Saúde descentraliza vacinas da Pfizer para imunização em nove municípios

Terceiro lote do imunizante recebido pelo Paraná, com 39.780 doses, foi distribuído para Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Araucária, Campo Largo, São José dos Pinhais, Colombo e Pinhais. Para agilizar a entrega, as vacinas foram enviadas pelas vias área e terrestre

O Governo do Estado descentralizou vacinas contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech para nove municípios do Paraná nesta segunda-feira (24). Ao todo, 39.780 doses foram distribuídas para Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Araucária, Campo Largo, São José dos Pinhais, Colombo e Pinhais.

“Optamos por descentralizar as doses da Pfizer para que mais municípios possam ter acesso a esse imunizante, dando continuidade à vacinação em todo o Estado, principalmente neste grupo que inclui gestantes e puérperas, visto que essas mulheres não têm a recomendação de tomar a vacina AstraZeneca”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Segundo a recomendação do Ministério da Saúde, as vacinas da Pfizer devem ser destinadas ao grupo prioritário de comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades e deficiência permanente grave.

“A Sesa tem orientado as Regionais de Saúde e os municípios para que sigam as recomendações de atendimento aos grupos na ordem definida pelo Ministério da Saúde, evitando falta de doses para atendimento a população”, acrescentou Beto Preto.

RECEBIMENTO

Na tarde desta segunda-feira (24), os nove municípios contemplados receberam as doses enviadas pelo Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), com o apoio de aeronaves do Governo do Estado e demais veículos da frota da Secretaria de Estado da Saúde.

“Sempre que temos disponibilidade de vacinas e medicamentos, as equipes realizam uma força-tarefa para agilizar o envio, seja ele aéreo ou terrestre, possibilitando que essas doses cheguem o quanto antes ao braço dos paranaenses”, explicou o secretário.

DEMAIS LOTES

Este é o terceiro lote da Pfizer/BioNTech enviado pelo Ministério da Saúde ao Paraná desde o início deste mês. Inicialmente, a primeira remessa do imunizante foi destinada somente para a Capital do Estado, com 32.760 doses. No segundo lote, o Governo do Estado ampliou a distribuição para o Interior do Paraná, incluindo Cascavel, Maringá e Londrina, com 22.230 doses, além de Curitiba, com 45.630 doses, totalizando 67.860 vacinas.

Ao todo, o Paraná recebeu 140,4 mil doses da Pfizer/BioNTech até o momento.

Confira a distribuição das doses por município:

Curitiba – 7.020

Ponta Grossa – 8.190

Guarapuava – 1.170

Foz do Iguaçu – 9.360

Araucária – 1.170

Campo Largo – 1.170

São José dos Pinhais – 4.680

Colombo – 3.510

Pinhais – 3.510

Total: 39.780 doses